Eventos de sensibilização – final 2009



Antes de encerrar as atividades de 2009, a Pastoral da Aids do Regional Centro Oeste em conjunto com a Pastoral da Aids da Arquidiocese de Goiânia realizou três eventos de sensibilização que avaliou-se de suma importância:
· No sábado, dia 21 de novembro, fez-se um encontro de sensibilização no Seminário Regional do Centro Oeste. Além da participação do reitor Pe. Waldemar estiveram presentes outros padres e mais de quarenta seminaristas de várias dioceses do Estado de Goiás. Também estiveram presentes seminaristas de Miracema, de Tocantins e de Barreiros - BA. Os seminaristas mostraram muito interesse no trabalho feito pela Pastoral da Aids e o Grupo AAVE. A proposta é que no próximo semestre seja realizada uma capacitação especificamente para os seminaristas interessados em colaborar com esta causa.
· No domingo dia 13 de dezembro, atendeu-se o convite da Igreja Batista. Durante o culto, falou-se sobre “vivendo com HIV/Aids e o trabalho com pessoas soropositivas”. O grupo da pastoral foi muito bem acolhido pelo Pastor Antônio e sua congregação que prometeram prestar ajuda com o projeto de Reciclagem do Grupo AAVE.
· No sábado dia 19 de dezembro realizou-se um encontro de sensibilização com os lideres da Pastoral da Pessoa Idosa do Estado de Goiás. A mensagem da pastoral sobre HIV e Aids na pessoa idosa foi acolhida com interesse e confirmada pelos participantes das várias dioceses do estado de Goiás. E inclusive a pastoral da Aids foi convidada para realizar mais um encontro no inicio de janeiro de 2010 com os lideres da Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Goiânia (
Ir. Margaret Hosty)
Share:

Lançamento da Campanha Diagnóstico Precoce HIV/Sífilis em Manaus/AM

No dia 23 de novembro de 2009, no auditório André Araújo do Colégio e Faculdade Salesiana Dom Bosco em Manaus, aconteceu o lançamento da Campanha do Diagnóstico Precoce para HIV/ Sífilis. Na ocasião estavam presentes: o Arcebispo Metropolitano de Manaus - Dom Luis Soares Vieira, o Coordenador Estadual de DST/AIDS - Dr. Noaldo Lucena, a Coordenadora Municipal de DST/AIDS – Dr. Silvana Lima e Silva, representando a Coordenação Nacional da Pastoral da AIDS - Ir. Nadalina Perondi, e as coordenadoras da Pastoral da AIDS, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde, além de alguns convidados, membros da sociedade civil, escolas, pastorais e de pessoas vivendo com HIV/AIDS.
A solenidade teve início às 10h, com as palavras oficiais da Dr. Silvana pela Coordenação Municipal de DST/AIDS e de Dom Luis, que se pronunciou em nome da Igreja. Em seguida foram apresentadas as motivações da realização da campanha, pela Ir. Anália, coordenadora regional da Pastoral da AIDS, a estratégia de divulgação na cidade de Manaus e o material a ser utilizado pelas pastorais no decorrer da campanha.
Após o lançamento, os agentes de pastoral das pastorais envolvidas na campanha foram às ruas em três pontos estratégicos de grande concentração de pessoas: Ponto de Ônibus, próximo a Faculdade, na Matriz e no Porto da Cidade. Agora a campanha será realizada nas comunidades da Igreja, os agentes tem a missão de sensibilizar as pessoas a fazerem os teste do HIV e da Sífilis (Fr. Rodolfo Pimentel, OFM - Pastoral da AIDS Arquidiocese de Manaus)

Share:

Capacitação de Incidência Política do regional Norte 1 - Manaus – AM

No dia 20, 21 e 22 de novembro, aconteceu a Capacitação de Incidência Política no Regional Norte 1 - Manaus-AM. O encontro iniciou com a acolhida e apresentação. Participaram 20 lideranças, dentre eles: 3 evangélicos, 6 da área da saúde, 2 religiosos, 3 indígenas e 16 de outras pastorais, num total de 12 municípios e 6 dioceses. Os facilitadores foram, Ir. Anália de Paula, Frei Rodolfo, Irmão Luis e Ir Nadalina Perondi.O grupo foi motivado a participar com todo empenho e aproveitar desse tempo como momento de garça. O grupo avalia positivamente o encontro, destacando como pontos positivos, acolhida, entrosamento como grupo, os conteúdos de fácil compreensão que ajudam abrir horizontes e possíveis de serem repassados em suas comunidades. A culminância do encontro se deu com a participação de todos os agentes na Celebração da Eucaristia.

Share:

Lançamento da Campanha de Incentivo ao Diagnóstico de HIV e Sífilis em Fortaleza-CE

No dia 20 de novembro de 2009 aconteceu às 10h o lançamento da Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce de HIV e Sífilis em Fortaleza - CE. O evento aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Patrocínio na Praça José de Alencar, onde fica situado também a Centro de Especialidades Médicas - CEMJA, uma das unidades de saúde onde estão sendo realizados os testes. Além destas unidades os testes rápidos também estão sendo realizados no HDGM JOSÉ WALTER
Av. D, 440 2ª etapa – José Walter – 34529374 e no CTA CARLOS RIBEIRO
Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga – 32834556.

Na véspera do evento foi feita a divulgação através de panfletagem e carro de som no centro da cidade e no dia do evento a partir das 8:30 da manhã recomeçou o trabalho em grande mutirão que se estendeu pelas ruas do centro e criou um grande impacto na população. Muita gente se aproximava para saber o que estava acontecendo e eram orientados sobre a necessidade de realização do teste de Aids e Sífilis. O evento iniciou com animação, cantos e uma breve celebração da palavra onde Dom José Luís Salles Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza fez uma reflexão sobre o texto do Evangelho “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância de Jo,10,10. Estiveram presentes e fizeram parte da mesa Dr. Eduardo Barbosa - Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais – MS, Dr. Alex Mont`Alverne – Sec. Saúde de Fortaleza, Dom José Luiz Ferreira Salles – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Francisca Ferreira – Coordenação da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Fortaleza, Maria Ioneide Souza Alves – Coordenação da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Fortaleza, Cristiane Ribeiro Gonçalves Monte Rocha – Coordenação do Fórum de Movimento Social de Luta Contra a AIDS, Joana Martins Oliveira – representando a coordenação da Pastoral da Saúde, Theofilo Gravinis – Departamento de HIV/Aids do Estado do Ceará e Francisca Albaniza Pereira Leite representando o Hospital José (Hospital de referência em HIV/AIDS do Estado do Ceará). Estiveram presentes também outras autoridades eclesiásticas e civis, Pastorais Sociais, ONGs e outros movimentos que trabalham com HIV/AIDS.

Share:

Lançamento Campanha de Incentivo ao Diagnóstico em Porto Alegre-RS

No dia 10 de novembro iniciou em Porto Alegre a Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce para o HIV e Sífilis, uma iniciativa dos serviços de saúde com apoio da igreja católica.Agentes das Pastorais da Criança, da Aids e da Saúde sensibilizaram a população para procurar os serviço de testagem, pois o resultado tardio da infecção – quando já há sinais de doença – ocasiona danos irreversíveis, dificulta o tratamento e pode levar à morte. Antecipar-se no diagnóstico permite que a pessoa possa ser acompanhada, tenha vida saudável e evite o aparecimento de doenças. De acordo com Fr. Marcelo, um dos agentes que logo após o lançamento da campanha feito nos altos do Mercado Público, em Porto Alegre, estava no Largo Glênio Peres, “as pessoas acolhem com simpatia o material e a campanha, pedem outras informações e se interessam em fazer o teste”. O lançamento contou com a presença de autoridades e trabalhadores da saúde, lideranças dos movimentos sociais e das pastorais. Dom Dadeus, arcebispo metropolitano, disse em seu pronunciamento que “outrora a humanidade se preocupava para se defender de grandes animais, mas que hoje é preciso estar atento à presença de minúsculos seres que podem prejudicar a saúde. Por isso a importância do teste da Aids”. O arcebispo reafirmou também que a igreja se envolve nesta campanha porque está em jogo a vida. “Com a vida não se brinca, mas se cuida”, concluiu.

Share:
Assista a matéria da Canção Nova por ocasião do lançamento da campanha de incentivo ao diagnóstico precoce.

Share:
Frei Pedro recebe moção de aplauso da Assembléia Legislativa do Paraná devido ao trabalho de prevenção ao HIV / Aids realizado no Estado. Parabéns Frei Pedro e bom trabalho na Pastoral da Aids no Paraná.

Share:

Lançamento da Campanha de Incentivo ao Diagnóstico em Curitiba - PR

Aconteceu em 29 de outubro às 9h o lançamento da Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce de HIV e Sífilis em Curitiba, uma das cinco cidades-piloto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Igreja. O evento foi na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais - Praça Tiradentes. Esteve presente dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano, representantes das Secretarias Municipais e Estaduais, além de outras autoridades eclesiásticas e civis.A Igreja, através dos agentes das Pastorais da Criança, da Saúde e da Aids, realiza o trabalho de divulgação e incentivo para que as pessoas procurem o serviço de saúde e realizem o teste da Aids e da Sífilis. Para isso, os agentes contam com material de divulgação: cartazes, folhetos e spots de rádio.


Share:

Campanha de incentivo ao diagnóstico precoce



Share:

Ministério da Saúde e Igreja Católica juntos no combate ao HIV


O Ministério da Saúde, com o apoio da Igreja Católica, por meio das Pastorais da DST/Aids, da Criança e da Saúde, pretende estimular as pessoas a fazerem o teste de Aids, a fim de detectar precocemente o vírus HIV e da Sífilis. Inédita no mundo, a “Campanha de incentivo ao diagnóstico precoce de HIV e Sífilis” será lançada oficialmente em todo o país, hoje, às 14h, no Ministério da Saúde, pelo ministro José Gomes Temporão, e pelos representantes da Igreja Católica, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa e pelo bispo referencial da Pastoral da Aids, dom Eugênio Rixen.
Um dos objetivos da campanha é conscientizar a população sobre os riscos da Aids e, em caso de diagnóstico positivo para a doença, iniciar o tratamento o mais rápido possível. “As pessoas que não estiverem infectadas serão orientadas a continuar com o cuidado. Quem tiver o exame com resultado positivo será encaminhado para o acompanhamento em centros de referências que serão estabelecidos em cada cidade do país”, explicou o assessor nacional da Pastoral da DST/Aids, frei Luiz Carlos Lunardi.
A participação mais incisiva da Igreja na luta contra a Aids surgiu durante o 6º Seminário de Prevenção ao HIV, promovido pela Pastoral da Aids, em outubro do ano passado. “À época, sugerimos ao departamento de Aids que ampliasse a campanha de testagem, que, por sua vez, nos procurou para que auxiliasse na divulgação da necessidade de se fazer o teste. Várias reuniões foram realizadas para desenhar a campanha e decidiu-se por uma experiência piloto em cinco cidades. Agora chegou a hora de ampliarmos para todo o Brasil”, ressalta o frei Lunardi.
A participação da Igreja será por meio das Pastorais e utilizará publicidade, spots de rádio e TV, para a orientação e encaminhamento dos fiéis aos centros de referência espalhados por todo o Brasil.

Rodrigo Eneas Silva - Jornalista da CNBB - (61) 2103-8368 / 8409-1028 - imprensa2@cnbb.org.br

Share:
Share:

VII SEMINÁRIO NACIONAL DE PREVENÇÃO AO HIV/Aids

Desejando criar um espaço de troca de experiências e de reflexão sobre o papel da igreja no controle da epidemia da Aids, estamos realizando o VII Seminário de Prevenção ao HIV/Aids para discutirmos formas de enfrentarmos estes desafios, com a seguinte temática “Prevenção: Perspectivas e Desafios na Resposta da Igreja”. Ele acontece em Brasília nos dias 9 a 12 de outubro de 2009 no Centro Cultural L2 Norte Quadra 601 Módula B.
Participarão aproximadamente 80 lideranças dos diferentes Regionais e dioceses. Contamos com assessoria de Ivo Brito- Coordenador da Unidade de Prevenção, Beatriz Pacheco- Representante Legal da ONG RNP+POA, Pe. José Trasferetti, Alexandre Rangel- CEBI, Rubens Nunes Mota e a Coordenação Nacional da Pastoral da Aids.

Share:
Entre os dias 14 a 18 de setembro estiveram reunidos em Porto Alegre os membros da Rede Católica Frente ao HIV/Aids - América Latina e o Caribe. São representantes das várias regiões onde a Rede está presente: Hernán Quezada, do México, Mariela Calcagno, Frei José Bernardi, Frei Luiz Carlos Lunardi, do Brasil, Conchita Reyes, da Guatemala, Ir. Sandra Flores, do Peru e Yadira Bonilla, da Costa Rica. O objetivo deste encontro é planejar e organizar as ações da Rede Católica e preparar o 3º Simpósio Latinoamericano que acontecerá em Lima - Peru nos dias 19 e 20 de novembro de 2009, precedendo o V Fórum Latinoamericano de Aids.
Share:
De 21 a 23 de agosto aconteceu a capacitação de Incidência Política na Região Nordeste do País, em Salvador – BA. Esteve presente Rubens Duda do Programa Nacional do Ministério da Saúde, Frei Luiz C. Lunardi, assessor nacional, Ir. Nadalina Perondi, da coordenação nacional da Pastoral e representantes de toda região nordeste.

Esta capacitação faz parte do projeto de redes da Pastoral em parceria com o Ministério da Saúde. Visa capacitar agentes da Pastoral para Incidência Política, ou seja, para que atuem nas políticas públicas e no controle social. Os participantes tiveram maiores conhecimentos sobre as Instâncias de controle social e formas de interagir para que os recursos públicos sejam utilizados para seus respectivos fins.

O encontro foi avaliado como positivo pelos participantes no que se refere à preparação, subsídios, assessores, espiritualidade e local. Cada participante continuou responsável ou assumiu uma instância de controle social, a saber: Conselhos, Fóruns de ONGs/Aids, Frentes Parlamentares e Plano de Ações e Metas. Esses agentes capacitados multiplicarão os conhecimentos adquiridos, ficarão responsáveis pela capacitação de novos agentes em Incidência Política nas respectivas regionais do nordeste.
Share:
Aconteceu nos dias 7 a 9 de Agosto a Capacitação de Incidência Política da Região Sul do Brasil. Os Estados que compõe a respectiva região são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Estiveram presentes como representantes da Pastoral da Aids Frei Lunardi, assessor nacional, Frei José Bernardi, secretário executivo e Rubens Duda do Programa Naciona de Aids do Ministério da Saúde. Participaram do encontro 20 pessoas vindas de 17 municípios da Região.
Este encontro teve como objetivo capacitar os agentes da Pastoral para Incidência Política, para que insidam nas políticas públicas e no controle social. Foi realizado o estudo do Manual do Facilitador, que é uma ferramenta para esse fim. Os participantes tiveram maiores conhecimentos sobre as Instâncias de controle social e formas de interagir para que os recursos públicos sejam utilizados para seus respectivos fins.
No final foi realizado o planejamento, para a participação nas quatro instâncias: Fórum ONGs Aids, Frente Parlamentar, Conselho Municipal de Saúde e Plano de Ações e Metas (PAM). Cada participante escolheu a instância que já está inserido ou que passará a participar. As pessoas capacitadas ficaram com o compromisso de multiplicarem novos agentes nos seus respectivos Estados.
Share:
Aconteceu de 30 de julho a 02 de agosto, em Manaus, a capacitação de facilitadores para a incidência política. Eram 20 agentes da Pastoral, vindos dos municípios de Macapá, Abaetetuba, Castanhal, Bragança e Belém – Regional Norte 2; Manaus, Presidente Figueiredo, Parintins, Borba e Tefé, do Regional Norte 1 e de Porto Velho, do Regional Noroeste.
Durante este período, além do entrosamento entre as lideranças da região, partilha e reflexão sobre a realidade da saúde, houve o aprofundamento sobre os quatro espaços prioritários de participação: conselhos, fóruns de ONGs/Aids, Frentes Parlamentares e Plano de Ações e Metas. No final, todos os participantes escolheram qual espaço continuariam a acompanhar ou iniciariam a participar. Ficou estabelecido também a importância e o compromisso com a comunicação das ações e das dificuldades.
De maneira geral, a avaliação foi positiva. Todos se sentiram contemplados em suas expectativas e, ao mesmo tempo, contentes por este enfoque novo que a Pastoral está dando para o seu trabalho. “Não basta ficar dentro da Igreja, pois é na sociedade, nos movimentos, nos conselhos que se decidem as coisas do povo”, comentou uma das participantes. “Então é preciso que os agentes da pastoral da Aids participem destes espaços de decisão”, arrematou a coordenadora da Região, Ir. Anália.
Share:
Realizamos nos dias 02 a 05 de julho, em Goiânia, a primeira das cinco capacitações para os facilitadores da Pastoral da Aids. Estavam presentes, representando a Pastoral: o assessor nacional, Fr. Lunardi, secretário executivo, Fr. José Bernardi e a coordenadora da Região, Ir. Margaret Hosty. Do Programa Nacional participou Rubens Duda. Os agentes vieram de 16 municípios dos três estados da Região Centro.

Os participantes se envolveram com muito empenho nas atividades propostas. Além de estudar e aprofundar o conteúdo do Manual do Facilitador, fez-se análise do funcionamento da sociedade e do sistema de saúde. Isto serviu para que os agentes aprimorassem a consciência da importância e da responsabilidade de participar dos espaços de controle social, efetivando a incidência política como Pastoral.

Em grupos, por estado, os agentes fizeram o plano de ação. Cada um elegeu o espaço de atuação que já está inserido ou que passará a atuar: Conselho de Saúde, Fórum de ONGs/Aids, Frente Parlamentar ou Plano de Ações e Metas. Por outro lado, os participantes organizaram um encontro no Regional, que repassará para novos agentes os conteúdos aprendidos nesta capacitação e envolverá um número maior de pessoas nos espaços de controle social.
Share:


Freis Lunardi e José se reuniram na sede da CNBB com Dom Eugênio Rixen, bispo Presidente da Pastoral da Aids e Rubens Duda, do Programa Nacional de Aids. Dialogaram sobre a parceria entre a Pastoral e o Programa Nacional na Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce e no Projeto de Redes, que prevê formação de lideranças para Incidência Política.
Share:




A Coordenação da Pastoral da Aids reuniu-se na sede do regional Sul 2 da CNBB. Dom Eugênio Rixen, Presidente da Pastoral da Aids e Pe. Carlos Chequin, secretário executivo do regional participaram do encontro da Coordenação Nacional, que avaliou a caminhada da Pastoral no Brasil e fez encaminhamentos da Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce na cidade de Curitiba.
Share:
Pastoral da Aids

A Pastoral da Aids é um serviço da Igreja Católica do Brasil que atua no enfrentamento da epidemia do HIV.

“É o cristão capacitado e comprometido no trabalho de prevenção e assistência. É a Igreja comprometida para que a vida prevaleça, segundo o ensinamento de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida”.
A epidemia da Aids é uma realidade desde 1980. Muitas pessoas, organizações e setores da sociedade empenham suas energias há muitos anos no controle do HIV/Aids. Esta realidade e a necessidade de envolver um número sempre maior de forças para lutar contra a doença fez com que a Igreja Católica no Brasil organizasse um serviço específico que respondesse por temática.
Todos somos vulneráveis, portanto, deveremos ser co-responsáveis na resposta. Para uma epidemia tão diversificada e com potencial globalizador a Pastoral da Aids acredita que para uma resposta eficiente é necessário a somar forças. Essa visão aproximou Igreja, órgãos governamentais, sociedade civil e outras Igrejas.
MISSÃO
Em comunhão com a igreja, evangelizar homens e mulheres. Atenta às necessidades das pessoas que vivem e convivem com HIV, trabalhar na prevenção e contribuir com a sociedade no controle da epidemia, envolvendo todos os cristãos na luta contra a Aids.

COMPROMISSO
“Consideramos de grande prioridade fomentar uma pastoral com pessoas que vivem com o HIV - Aids, em seu amplo contexto e em seus significados pastorais: que promova o acompanhamento compreensivo, misericordioso e a defesa dos direitos das pessoas infectadas; que implemente a informação, promova a educação e a prevenção, com critérios éticos, principalmente entre as novas gerações para que desperte a consciência de todos para conter a pandemia. A partir desta V Conferência pedimos aos governos o acesso gratuito e universal aos medicamentos para a Aids e a doses oportunas” (Documento de Aparecida, 421).

Linhas de Ação
1 - Mística e Espiritualidade
  • Formação continuada dos agentes
  • Elaboração de subsídios formativos para o cuidado da animação das equipes
  • Realização da Vigília pelos Mortos de Aids

    2 -Prevenção
  • Campanhas informativas
  • Capacitação de novos agentes
  • Elaboração de material informativo
  • Presença em Romarias e eventos de massa para conscientizar os cristãos da realidade da Aids.

    3 - Acolhida e Solidariedade
  • Criação de Grupos de apoio e convivência
  • Acompanhamento a pessoas que vivem com HIV/Aids através de visitas domiciliares e hospitalares
  • Apoio a centros de convivência
  • Apoio às famílias das pessoas que vivem com HIV/Aids

    4 - Articulação e Parcerias
  • Participação nas articulações pastorais em vista da pastoral de conjunto
  • Intercâmbio com outras redes, Ongs
  • Participar e colaborar na organização de manifestações no Dia Mundial de luta contra a Aids

    5 - Incidência política
  • Formação dos agentes para que sejam capazes de demandar políticas públicas
    Participação nas instâncias de controle social
  • Defesa dos direitos das pessoas que vivem e convivem com HIV/Aids
  • Defender o acesso universal ao tratamento (medicamentos, consultas, exames, outros insumos)

    Materiais de formação e informação
    • Boletim – edição trimestral
    • Folhetos e Cartazes
    • Guia do Agente da Pastoral
    • Livros:
    Viu e teve compaixão...
    Igreja e Aids: Presença e Resposta
    Vulnerabilidade Social e Aids
    Igreja e Aids: Muito além do Amor

    Para ter acesso a esses materiais, entre em contato com a Secretaria Nacional secretaria@pastoralaids.org.br

Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support