Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce 2ª Fase
São três remédios em falta, entre eles o abacavir, usado quando o paciente apresenta resistência ao tratamento. Além da falta de remédios, há outro problema. Exames que deveriam ser feitos de três em três meses, para aferir se o tratamento está fazendo efeito, estão sendo marcados somente para o fim do ano. A Secretaria da Saúde diz que o equipamento usado para os exames está quebrado e será substituído nos próximos dias. Já os medicamentos dependem de repasse do Ministério da Saúde. "O que nós temos são as informações do MS, que estão no site, e que ultimamente os prazos dados não têm sido cumpridos", explica o diretor do departamento de Ações e Saúde, Francisco Bastos. "Nós defendemos perante o Ministério Público que se tenha um estoque regulador para os medicamentos. A vida das pessoas está dependendo desses medicamentos" disse o coordenador do Grupo Somos, Gustavo Bernardes. Segundo o Ministério da Saúde, o abacavir já chegou ao país e será distribuído a partir da próxima terça-feira.
Pastoral da Aids de petrópolis na manifestação
A Pastoral da Aids e o Grupo SOS Vida estiveram presentes na manifestação pública denunciando a falta de medicamenbtos antiretrovirais. Os presentes manifestaram preocupação com a situação de tantos pacientes que necessitam da medicação diária. Precisamos estar atentos e oferecer nossa solidariedade aos Municipio e Estados que estão com casos registrados de falta de medicamentos, conforme documento distribuido pelo Forum de ONGs AIDS do estado do Rio e relatos de portadores do HIV/AIDS que fazem uso da medicação. O evento foi realizado em 8 diferentes Estados, exigindo explicações do Ministerio da Saúde.
Capacitação de Agentes e Pré assembléia Maceió
II Fórum Amazônico de Controle Social em DST AIDS
Capacitação e pré assembléia em Miracema - TO
Estas capacitações de novos agentes acontecem para que o agente de pastoral possa melhor responder a sua missão e para isto ele precisa se capacitar, aprofundar, estudar, compreender, com naturalidade, tudo o que se refere ao humano e entender as implicâncias que a doença traz.
Nesta capacitação também foi passado para os novos agentes um panorama geral da doença, conhecimento da realidade da pessoa que vive e convive com HIV e metodologias de abordagens.
Estiveram assessorando o encontro a Ir. Margaret, coordenadora do Regional – CNBB Centro Oeste e Frei Lunardi, Assessor da Pastoral da Aids – CNBB nacional.Foram capacitados 22 novos agentes, das dioceses de Tocantinópolis, Palmas e Miracema.
Encontro de Ampliação, Avaliação e Continuidade do Diagnóstico Precoce.
*Ceará (Sobral /Tinguá) – Expansão da mobilização para estes dois municípios.
*Belém
*Paraíba (interior) - Expansão
*São Paulo (6 Áreas Pastorais) – 6 Dioceses
*Baixada Santista
*Rio de Janeiro (Nova Friburgo e Niterói)
*Maceió
*Recife
*Porto Velho
*Vitória – Articular com as coordenações
*Manaus
*Rio Grande do Sul (Interior)
*Continuar com a Campanha nas cidades onde ela já foi lançada.
A pastoral da Aids está unida neste projeto, pois acredita que o diagnóstico precoce é um passo fundamental para o controle da epidemia e para o tratamento e cuidado da pessoa, podendo alcançar uma melhor qualidade de vida.
Participe - Capacitação para novos agentes - Regional Sul 3
O agente da Pastoral da Aids é toda a pessoa que procura multiplicar informações sobre HIV /AIDS. No trabalho, na família, na escola, entre amigos, na paróquia e demais grupos sociais, o agente da Pastoral da Aids tem a missão de criar uma cultura de prevenção, acolhida e solidariedade para com quem vive e convive com HIV. Para melhor responder a essa missão, o agente da Pastoral da Aids precisa se capacitar, aprofundar, estudar, compreender, com naturalidade, tudo o que se refere ao humano e entender as implicâncias que a doença traz. Para que a atuação e presença do agente de pastoral seja qualificada, eficiente e eficaz, na capacitação é apresentado um panorama geral da doença, conhecimento da realidade da pessoa que vive e convive com HIV e metodologias de abordagens.
Interessados em contribuir na contenção da epidemia da Aids podem se inscrever pelo telefone 51-33466405 ou secretaria@pastoralaids.org.br
Campanha do Diagnóstico Precoce Sífilis e HIV
Luzes pela Vida
Somos todos vulneráveis, portanto co-responsáveis no controle deste vírus.
A Vigília pelos Mortos de Aids quer:
Chamar a atenção para a realidade da epidemia;
Sensibilizar para o compromisso de buscarmos respostas a este problema que atinge a todos;
Convocar para uma ação de amor e compaixão, especialmente junto a quem é mais vulnerável;
Defender os direitos humanos e a dignidade das pessoas.
A qualidade de vida passa pela garantia dos direitos.
Oração pela Vida!
Senhor, fonte da vida e da esperança.
Estamos diante de Ti como criaturas frágeis e necessitadas.
Tu que amas tudo o que existe,
acolhe-nos em teu coração.
Recebe os que faleceram com Aids.
Confiantes em tua promessa,
cremos que a morte não é o fim!
Torna-nos defensores da vida,
perseverantes na luta,
solidários no sofrimento.
Livra-nos da discriminação,
liberta-nos do preconceito.
Sejamos acolhedores e misericordiosos,
conforme Tua vontade. Amém.