Pastoral da Saúde Santo Antônio Porto Alegre/RS

No último dia 26 de maio, Frei Lunardi trabalhou com o grupo de Pastoral da Saúde na Paróquia Santo Antônio o tema "Espiritualidade no mundo da Saúde: aspectos científicos e pastorais".
Diante da realidade de crescente empobrecimento da população que busca ajuda na Igreja através das Pastorais Sociais, sente-se a necessidade de continuar desenvolvendo ações e trabalhos caritativos e até ações emergenciais, mas, ao mesmo tempo, para uma verdadeira transformação é necessário senso crítico e compromisso na construção de políticas píblicas que garantam os direitos a toda a população.
No trabalho também foi aprofundado a "Campanha de Incentivo ao Diagnóstico Precoce", inciciativa entre CNBB e Ministério da Saúde firmada em 2009. As Pastorais da Aids, da Criança e da Saúde estão engajadas nesta campnaha com ações de orientação e informação da população em diversos bairros da capital gaúcha.
Saber a sorologia antes que a doença apareça é a única maneira de garantir qualidade de vida e evitar doenças infecciosas. Hoje a Aids é uma doença controlável.
Share:

Informação para a Prevenção Jovens – São Marcos - Caldas Novas/GO

No dia 26 de mai, a Pastoral da AIDS em parceria com a Secretária Municipal de Saúde realizou formação para o grupo de jovens do Centro Comunitário São Marcos no bairro Santa Efigência, Paróquia Bom Pastor em Caldas Novas/GO.

Esse trabalho foi feito com em parceria com a Secretária Municipal de Saúde. O Coordenador Diocesano da Pastoral da AIDS Sérgio Oliveira, falou sobre o histórico da Pastoral, missão, trabalho, acolhida, preconceito e sobre AIDS. A Coordenadora do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas Fátima Amaral e a Enfermeira Maria Reni, falaram sobre DST/Aids/HPV e Hepatites.
Share:

Vigília Pelos Mortos de Aids em Ivoti - RS



A força da espiritualidade faz celebrar a lembrança das vidas que se foram. A esperança que habita o coração de cada um, renova o compromisso pela garantia de vida digna e a defesa dos direitos humanos 
Share:

Vigília em Fortaleza - NE



A Celebração da vigília pelos mortos de Aids aconteceu com celebração lembrando os mortos e a necesidade de continuar lutando na  garantia dos direitos das pessoas que vivem com HIV e Aids. Ainda há muito precionceito e o trabalho precisa se fortalecido
Share:

Vigili em Lucas do Rio verde - MT


O Evento da 27º vigilia pelos mortos de Aids em Lucas do Rio Verde - MT teve um culto ecumênico na Camara Municipal com apresentação de pastores e o apoio do padre Paulo. Divulgação de dados da incidência do HIV com apoio da assistente social do municipio. Palestra sobre medidas preventivas para alunos e profissionais da saúde
Share:

Seminário de Incidência Política Porto Alegre/RS

Hoje, dia 20, iniciou o Seminário de Incidência Política em Porto Alegre/RS. A Pastoral da Aids vem caminhando em parceria com o Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde nesta ação de formação e qualificação de agentes pastorais para a participação nas instâncias  de controle social. Em 2009 foram formados 420 agentes pastorais representantes dos regionais da CNBB para participar nos Conselhos de Saúde, Frentes Parlamentares, Fóruns ONGs/Aids e PAM(Plano de Ações e Metas). O Seminário tem como objetivo: formação, aprofundamento, avaliação da caminhada feita em 2009 e planejamento para as ações de 2010. Caminhar é preciso!
Share:

Pastoral Aids com Dilma Rousseff




Após a celebração no Santuário Nossa Senhora de Fátima em Brasília durante o Congresso Eucarístico alguns membros da Pastoral da Aids de Goiânia fizeram questão de procurar a Dilma Rousseff para cumprimentá-la. Gislei Rodrigues apresentou a Dilma uma camiseta nossa, aconselhando a mesma a “vestir esta causa”
Share:

Pastoral da Aids da Arquidiocese de Goiânia - Congresso Eucarístico

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Goiânia como membro do Regional Centro Oeste e em parceria com o Grupo AAVE participou da Missa de Solidariedade no dia 14 de maio, no Santuário Nossa Senhora de Fátima durante o Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu em Brasília. A missa foi presidida pelo cardeal Cláudio Hummes e concelebrada por vários bispos, inclusive o arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz. A pastoral sentiu se em casa, erguendo a faixa com o tema do Congresso: “Fica Conosco Senhor”, durante a Missa especificamente para os excluídos. “Este é nosso espaço” disse Maria Suely de Sousa Marinho, coordenadora da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Goiânia. Apesar da Igreja estar lotada por fieis, visitas, curiosos, membros da imprensa, a pré-candidata à presidência da Republica Dilma Rousseff e outros, Dom João achou um tempo para nos saudar e posou para fotos conosco.
Share:

Vigilia pelos mortos de Aids São Vicente São Paulo



Asista a matéria veiculada pela TV Globo Santos sobre a 27ª Vigilia Internacional Pelas Vítimas da AIDS, ocorrida em 16 de maio em São Vicente/SP
http://portaltvtribuna.grupoatribuna.com.br/videos/?video=1813
Share:

Vigília pelos mortos de Aids em Goiânia

A Pastoral da Aids da Arquidiocese de Goiânia e o Grupo AAVE - Aids: Apoio, Vida, Esperança, realizaram duas missas para marcar esta data. O objetivo desse ano é lembrar as pessoas que faleceram em conseqüência da aids, fortalecer quem atua no cuidado e promover os direitos humanos. A primeira missa aconteceu na catedral metropolitana, a segunda missa aconteceu na Matriz de Campinas.

Os dois momentos foram muito especiais, pois os celebrantes lembraram a comunidade que é preciso renovar a esperança e acabar com o preconceito e a discriminação contra a pessoa humana que vive ou convive com esta epidemia. A equipe da Pastoral da Aids de Goiânia ficou muito feliz pelo apoio recebido dos Padres nos dois momentos.
Foi feito grande divulgação sobre a vigília em outras paróquias, com a finalidade de chamar atenção de um maior número de pessoas sobre a realidade da Aids nos dias atuais.
Share:

Vigília pelos Mortos de Aidsem Caldas Novas – GO

No dia 16 de maio, a equipe da Pastoral da Aids de Caldas Novas enviou o material da Vigília pelos mortos de Aids para as vinte e uma Paróquias da Diocese de Ipameri – GO. Também estivemos presentes na missa do Jebileum na Paróquia N. S. das Dores. Os agentes entraram com o cartaz da 27ª Vigília e com o  Guia do Agente da Pastoral da Aids. No final da missa houve espaço para esclarecer e aprofundar a temática deste ano: Luzes pela Vida; mostrar os dados alarmantes da epidemia; chamar atenção para a responsabilidade de cada um na prevenção e cuidado com a doença. Os participantes foram convidados para a capacitação de agentes pastorais que será realizado na Cúria Diocesana de Ipameri – GO neste mês de maio.
Share:

Pastoral Aids Arquidiocese de Juiz de Fora MG

Iniciou o trabalho da Pastoral da Aids na Paróquia Nossa Senhora da Glória, na arquidiocese de Juiz de Fora MG. O ato aconteceu junto com a celebrado da vigilia pelos mortos de Aids, evento que acontece no terceiro domingo de maio. 

Trata-se da primeira ação concreta da Pastoral da Aids da Paróquia Nossa Senhora da Glória. De acordo com o pároco, Pe. Flávio Leonardo Campos, durante sua formação teológica na Congregação Redentorista, ele realizou trabalho social com a Pastoral da Aids, por isso o desejo de trazê-la para a cidade. “Um dos carismas da Congregação Redentorista é cuidar dos mais abandonados. Com a pastoral estamos indo ao encontro destes”, declara.

O trabalho pastoral será realizado em parceria com o Programa DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde. Entre as linhas de ação da pastoral incluem-se a convocação e informação no que diz respeito a prevenção, diagnóstico e ao combate ao preconceito. A pastoral vai contar com voluntários.
Share:

Ação Comunitária Incentiva Diagnóstico

Neste sábado 15 de maio freis, voluntários da Casa Fonte Colombo e moradores da comunidade Nossa Senhora do Rosário, do Campo da Tuca, visitaram 384 famílias. Os voluntários além de conversar com os moradores sobre os benefícios obtidos com a realização de exames especifico para HIV, distribuíram folhetos com instruções e endereços onde podem ser realizados os testes, gratuitos e sigilosos.

A atividade tem como objetivo esclarecer e orientar a população a fazer o teste anti-HIV e está ligada ao programa de incentivo ao diagnóstico precoce. Hoje a Aids é uma doença controlável. Quanto antes a pessoa conhecer sua sorologia, melhores serão as condições de tratamento e de evitar doenças oportunistas.

Esta ação comunitária será realizada uma vez por mês em diferentes Bairros de Porto Alegre.

Share:

Casa Fonte Colombo e a Pastoral da Aids Ações Comunitárias Campanha Diagnóstico Precoce

Neste sábado, 15 de maio às 14h, voluntários da Casa Fonte Colombo e agentes da Pastoral da Aids- CNBB se mobilizam para marcar presença na comunidade Campo da Tuca em Porto Alegre.

Esta ação visa alertar os moradores para o cuidado, prevenção ao HIV/Aids e incentivar para fazer o teste anti-HIV. Frei Luiz Carlos Lunardi, coordenador da Casa Fonte Colombo, diz que serão visitadas todas as famílias, sem distinção. O cuidado serve para todos.
Inicialmente a Ação Comunitária começará no Campo da Tuca, mas nos próximos meses serão contemplados os habitantes da Vila Conceição, Loteamento Santa Terezinha, Ilha Grande dos Marinheiros, Lomba do Pinheiro e outros bairros que possuem alta taxa de incidência para Aids.

Foi escolhida esta data para dar início a esta ação porque o 3º Domingo de maio é o dia da Vigília pelas pessoas que faleceram em consequência da Aids. “Não podemos aceitar e assistir pessoas morrendo em consequência desta epidemia” salienta Cristiane Marins da Casa Fonte Colombo.

Locais escolhidos para Ação Comunitária:
- Maio: Partenon
- Junho: Vila Conceição
- Julho: Loteamento Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros)
- Agosto: Ilhas
- Setembro: Cruzeiro
- Outubro: Navegantes e Farrapos
- Novembro: Jardins Protásio Alves
- Dezembro: Bom Jesus
- Fevereiro/2011: Lomba do Pinheiro

Às 18 horas, para encerrar as atividades será realizada uma Celebração pelas pessoas que faleceram em consequência da Aids na Capela Nossa Senhora do Rosário, Rua A no Campo da Tuca.
Share:

AIDS e Religiões do Vale do Taubaté - SP

No dia 12 de maio, representantes das Pastorais Sociais das Dioceses de Taubaté e São José dos Campos, Igrejas Anglicana e Batista, União das Sociedades Espírita e Dirigentes da Umbanda e Candomblé, Organizações não Governamentais, entidades ecumênicas e Programas Municipais de Taubaté e Pindamonhangaba participaram da reunião do Grupo de Trabalho AIDS e Religiões do Vale do Taubaté, no SAE de Taubaté. Houve apresentação do Plano de Integração Operacional estabelecido entre a Pastoral da AIDS, Regional Sul e Programa Estadual de DST e AIDS de São Paulo.

Os presentes manifestaram-se favoráveis ao cumprimento dos objetivos do Plano, quanto apoio e participação dos Espaços Religiosos no Plano de Ampliação da Testagem Sorológica e Plano de Eliminação da Sífilis Congênita e Redução da Transmissão Vertical do HIV.

Decidiu-se ainda pela participação direta das comunidades religiosas na Campanha Fique Sabendo 2010, a ser lançada em 16 de novembro, mormente na oferta do Teste Rápido em Larga Escala, em evento publico específico a este fim.
Share:

Criada pelo Governo Federal, Ouvidoria-Geral da Cidadania

Já está em funcionamento a Ouvidoria-Geral da Cidadania, órgão de assistência direta e imediata da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Seu principal objetivo é exercer as funções de ouvidoria de vários segmentos da sociedade como a população LGBT, crianças, idosos, pessoas com deficiência e grupos sociais vulneráveis em geral.

Qualquer pessoa pode e deve usar a Ouvidoria para relatar casos de discriminação. O novo órgão fica em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, Bloco T, Sala 214, no Edifício Sede do Ministério da Justiça. Fones (61) 2025-3116 / 9825 / 3908. O fax é (61) 3321.1565 e o e-mail ouvidoria@sedh.gov.br.

A Ouvidoria foi criada para ser um órgão de ligação entre a cidadania e o Poder Público. Seu objetivo é oferecer informações e sempre estar atenta às críticas, denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos e dar continuidade a elas conforme suas especificidades.
Share:

Palestra para Catequizando e Grupo de Jovens da Paróquia N. S. das Dores Caldas Novas

No dia 11/05/2010, a Pastoral da AIDS em parceria com a Secretária Municipal de Saúde realizou palestra para catequizando e grupo de jovens coordenados pela Ir. Geni da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Caldas Novas.
O Coordenador Diocesano da Pastoral da Aids, Sérgio L. Oliveira fez a abertura apresentando a equipe que faz parte da Pastoral e parceiros da área da saúde; falou do histórico da Pastoral, missão, trabalho, acolhida, preconceito e sobre AIDS; logo após a Coordenadora do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas Fátima Amaral e a Enfermeira Maria Reni falaram sobre DST/AIDS/HPV/Hepatite.
Share:

Seminario Diocesano da Pastoral da AIDS - Rondonópolis/MT

Nos dias 30 de abril a 01 de maio aconteceu o Seminário Diocesano da Pastoral da Aids. O objetivo do encontro foi dar atenção à realidade da Aids na região de Rondonópolis/MT, aprofundar as implicâncias que a infecção traz para a região e discutir com os agtentes Pastorais presentes, ações e iniciativas para seu enfrentamento.
Share:

Campanha do Diagnóstico HIV Pastoral da Aids - Toledo

Total Geral das Ações da Pastoral da Aids na Cidade de Toledo:
Palestras:  28, totalizando 2.689 pessoas.
Abordagens:  3.505 pessoas.
Entrevistas e Matérias Publicadas:  10.
Celebrações, Missas e Eventos:  6 participações (4 Missas e 2 Eventos), totalizando 6.274 pessoas.
Total de Pessoas sensibilizadas:  12.758 pessoas, sendo que todas receberam material informativo.
Material disponibilizado a entidades e outros:  5.888 folders
Total Geral de Material Disponibilizado:  18.646 folders.
Rodas de Conversa: 25

Testes realizados pelo serviço de saúde local:  290
Share:

Pastoral da Aids de Santos no Conselho de Saúde/SP

A Pastoral da Aids de Santos, através da agente Cristina Barreto, tomará posse neste dia 18/05, às 10hs da manhã, em Audiência Pública na Secretaria de Saúde de Santos, a suplência de Ongs e Movimentos Populares, no Conselho de Saúde de Santos.
Fará parte também, de uma das futuras comissões deste Conselho, provavelmente o Conselho de Ética.
Partilhamos essa boa notícia e a nossa alegria por esta importante conquista para a Pastoral na região.
Share:

Frei José Bernardo, Secretário Executivo da pastoral da Aids do Brasil está participando do IV Fórum no México.
Desde hace algunos años, la Comisión Episcopal para la Pastoral Social, por encargo de la Conferencia del Episcopado Mexicano, ha motivado el trabajo y la reflexión en torno a los desafíos que la realidad del VIH y sida presenta en nuestro país a la sociedad y a la Iglesia.

En este contexto, uno de nuestro compromisos en el marco de la Campaña Esperanza de VIHDA es: “apoyar e impulsar las organizaciones basadas en la fe comprometidas en la respuesta al VIH y los centros de atención a enfermos de sida que el Espíritu Santo ha suscitado en el seno de algunas de nuestras Iglesias particulares”.[1]

Share:

Vigilia pelos mortos de Aids - Recife


A Pastoral da Aids de Recife participará do evento em memória dos mortos por Aids que acontecerá no Centro de Recife.
Este evento quer lembrar os mortos e na memória fortalecer o compromisso com os direitos humanos.
Hoje no mundo continua acontecendo 14 mil novas infecções pelo HIV e 10 mil mortes por Aids.
A epidemia, apesar de todo o conhecimento sobre a prevenção e os avanços no seu tratamento continua avançando e levando a óbito muitas pessoas.
Share:

Pastoral da Aids Sul 3 Capacita Multiplicadores de Informação


Nos dias 30 de abril a 2 de maio na Casa de Encontros São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre, aconteceu a capacitação de novos agentes da Pastoral da Aids do Regional Sul 3. Estiveram presentes 52 agentes, representantes de 5 dioceses do Rio Grade do Sul. Nesta capacitação foram abordadas temáticas que auxiliam os agentes a serem multiplicadores, capacitando-os a levar informação segura para todos os grupos, pastorais e segmentos sociais em sua diocese. Dra. Ângela Hexel trabalhou a dimensão técnica da doença, Ir. Nadalina Perondi aprofundou a Mística e Espiritualidade do Agente da Pastoral da Aids, Mariela Calcagno mostrou o trabalho da Rede Católica de Aids América Latina e Caribe, Cristiane Marins ajudou com os dados epidemiológicos da Aids, Frei José Bernardi aprofundou aspectos da história e caminhada da Pastoral da Aids e Frei Lunardi a prática dos agentes em suas dioceses, o que fazer, como fazer. A estratégia de formação de multiplicadores é a principal ação da Pastoral da Aids em todo Brasil, este ano haverá capacitação nos 17 regionais da CNBB. Ter agentes esclarecidos e capazes de assumir o compromisso de informar, formar e criar relações de parcerias com outras pastorais e programas governamentais em vista da prevenção e do acompanhamento é fundamental para diminuir as infecções e garantir qualidade de vida aos que já estão infectados. Frei Lunardi
Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support