Irmã Maria Irene Assume a Pastoral da Aids - Regional Norte 1

Neste fim de semana iniciou a capacitação de agentes da Pastoral da Aids e pré assembléia no Regional Norte. Com a presença de Dom Luiz Soares Vieira, bispo diocesano foi indicada e assumiu o regional norte a Irmã Maria Irene Tondini da Congregação das Irmanzinhas da Imaculada Conceição. Irmã Analia de Paulo da mesma Congregação está sendo transferida para outra missão pastoral. Dom Luiz motivou os agentes e a Ir. Irene a levar a frente este serviço da Igreja com alegria e coragem, afirmou que é importante que estejamos junto com as pessoas portadoras e que lhes ajudemos a ser protagonistas desta Pastoral.
Share:

Dom Jacyr Francisco Braido Acolhe a Pastoral da Aids em Santos

Os trabalhos da Pastoral da Aids vem acontecendo a mais tempo na Diocese de Santos. A equipe da Pastoral esteve reunida com o bispo diocesano para ver os encaminhamantos. Dom Jacyr Francisco Braido aclhoeu e desejou bom trabalho para os agentes neste importante trabalho de prevenção, acolhida e acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com HIV e Aids. Para que oficialmente seja reconhecida como uma pastoral dentro do conjunto dos serviços da diocese é preciso fazer parte do Plano Pastoral da Diocese. Este processo está sendo encaminhado.
Share:

Pastoral da AIDS Diocese de Sinop - MT

A equipe da Pastoral da Aids da Diocese de Sinop/MT se reune semanalmente, nestes encontros aprofundam as temáticas referentes a prevenção e assistência bem como planejam seus trabalhos de base.
Share:

Campanha do Diagnóstico Precoce nas Ilhas em Porto Alegre - RS

Agentes da Pastoral da Aids e voluntários da Casa Fonte Colombo, estiveram incentivando os moradores da Ilha Grande dos marinheiros, a ir aos Centros de testagem e aconselhamento para fazer o teste anti-HIV, que é gratuito e sigiloso. Este trabalho faz parte do Programa de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV que a CNBB em parceria com o Ministério da saúde estão realizando. Dados das últimas pesquisas mostram que muitas pessoas morrem por saber o diagnóstico desta doença tardiamente. Nesta ocasião foram visitadas 260 famílias, creches, posto de saúde e vários galpões de reciclagem. A realidade de pobreza impressionou os agentes e voluntários desta ação. É bem extensa a região que abriga famílias de baixa renda, assim como é grande o número de pessoas trabalhando na reciclagem em condições precárias e insalubres. Todos os agentes relatam que foram muito bem acolhidos pela comunidade.
Share:

Capacitação de Agentes da Pastoral da Aids Ji Paraná

Jí Paraná forma agentes para o trabalho de prevenção, assistência e acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com HIV e Aids e fortalece o compromisso político.
Share:

Capacitação e Pré-assembleia Leste 2 - ES/BH

Nos dias 13 e 15 de agosto em Vitória/ES, aconteceu a capacitação de novos Agentes da Pastoral da Aids para formação das equipes diocesanas e pré-assembleia.
O evento teve como objetivo a preparação da assembleia nacional da Pastoral da Aids que será realizada em Porto Alegre, nos dias 28 a 30 de outubro. Participaram, cerca de 50 agentes, representando as 32 dioceses do Regional Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo. Os participantes partilhar seus saberes, conhecimentos, experiências, êxitos, perspectivas, dificuldades. Foram definidas prioridades da Pastoral para o próximo triênio
Share:

Cartilha Viva Mulher Tangua Rio de Janeiro

Reunidos no dia 08 de Agosto na Paroquia Nossa Senhora do Amparo no Município de Tangua - Rio de Janeiro, foi realizado a Capacitação da Cartilha Viva Mulher, onde esteve vinte lideranças da Pastoral da Aids dos Vicariatos da Arquidiocese, juntamente com Agentes da Pastoral da Aids. O encontro foi conduzido pelo Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói - Ricardo Oliveira e com a Direção Espiritual do Assessor da Pastoral na Arquidiocese de Niterói, Padre Sebastião. Foi um dia muito proveitoso, onde debatemos casos, estudamos a Cartilha os seus cinco encontros e tivemos momentos de Espiritualidade. Ao termino do encontro foi entregue um Kit com dez cartilha para as lideranças desenvolverem mais este serviço em suas bases.
Share:

20% dos Soropositivos Morrem Sem Diagnóstico

Mesmo garantindo tratamento da Aids gratuito e universal desde meados dos anos 90, o Brasil tem cerca de 20% dos diagnósticos da doença feitos só depois que o paciente morre. A constatação é da pesquisadora Monica Malta, da Fiocruz, que analisou os 386.209 casos registrados no país entre 1998 e 2008 -  no total, 141.004 pessoas morreram em decorrência da doença. "Sem o diagnóstico, essas pessoas deixam de receber o tratamento que poderia fazer com que vivessem mais", diz. "Se a pessoa morreu sem saber que tinha HIV, pode ter tido comportamento de risco sem saber que poderia estar transmitindo a doença."
Share:

Capacitação e Pré Assembléia em Porto Alegre/RS

Nos dias 13 a 15 de agosto aconteceu em Porto Alegre a capacitação e pré-assembléia da Pastoral da Aids do Regional Sul 3 que cooresponde ao estado do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes agentes pastorais de seis dioceses do regional. Além de aprofundarem temáticas referente a ação pastoral no enfrentamento da epidemia, foi discutido as ações e prioridades que serão levadas para a assembléia da Pastoral em outubro.
Share:

"Vivo com Aids Desde Que Nasci"

A história de Micaela Cyrino, contaminada pelo HIV no parto, revela como o preconceito continua presente e mostra como é difícil a vida de crianças e jovens soropositivos no Brasil. Quando a paulistana Micaela Cyrino, 22 anos, era criança, ela se cansou de escutar dos amigos da escola algo não muito agradável, ainda mais quando se tem 6, 7 anos de idade. “Minha mãe não quer que eu brinque com você”, eles diziam. O motivo era conhecido. Lá, no colégio da zona leste de São Paulo onde estudava, todos sabiam que ela tinha Aids. Micaela nasceu com a doença. Foi contaminada no parto. Seus pais eram soropositivos (infectaram-se por meio do uso de drogas injetáveis) e morreram quando ela estava com 6 anos de idade.
Share:

Atividades Culturais e Educativas - Qualidade de Vida

Aprender a conviver com o vírus HIV e tocar a vida em frente, eis o grande desafio. Os usuários da Casa Fonte Colombo visitaram o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, realizaram a trilha interpretativa percorrendo as principais áreas do parque, tiveram possibilidade de observar os diferentes ecossistemas e a biodiversidade da flora e fauna, levantando questões para serem refletidas sobre os problemas ambientais e a poluição, que serão desenvolvidos durante os trabalhos nas oficinas. Foi um momento especial! Como relata o usuário Antonio: “ este dia vai ficar na minha lembrança”. São falas como estas que mostram a grandeza de pequenas iniciativas. Para o mês de setembro já esta agendado a visitação dos usuários ao Museu de Ciência Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica da Rio Grande do Sul.

Share:

Capacitação Sobre Saúde Mental e DST/Aids - Santos/SP

Iniciou o primeiro módulo de um projeto regional que visa a redução de danos e integração dos programas municipais de Saúde Mental e DST/Aids e Hepatites. A iniciativa do Ministério da Saúde é viabilizada pelo Programa Municipal de Aids de São Vicente e contempla como convidadas as cidades de Santos e Praia Grande. “A cidade não tem fronteiras. Temos que pensar a rede, não só internamente, mas com uma visão regional, o que é um grande desafio”, analisou o chefe da Seção de Prevenção em Doenças Infecto-contagiosas da Secretaria de Saúde de Santos, Miguel Bersani. A necessidade de estabelecer um protocolo para a região foi destacada na abertura pelo médico e diretor da Atenção Especialidade de SV, José Dias Rebouças Jr. “A migração do doente é muito grande. Se todos falarem a mesma língua o tratamento ficará mais fácil”. Ao todo, o projeto contempla quatro módulos, distribuídos em encontros mensais. Além de representantes das prefeituras dos três municípios envolvidos, participam das discussões integrantes de ONGs que atuam na região.
Share:

Pastoral da Aids em Taubaté - SP

Houve reunião com o Grupo de Cursilhista que iniciarão os trabalhos com a Pastoral Aids, em Taubaté. No sábado representantes da Pastoral da Aids estivemos em Pindamonhangaba num Encontro Intermunicipal do GT Religiões e Aids do Estado de São Paulo. Foi um encontro sobre Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, ministrado por Doutores em Teologia e Filosofia, ambos professores da Faculdade de Teologia. Em breve teremos em Taubaté outro Encontro sobre Saúde Mental e Aids, relata Tarcísio. 
Share:

O Rio de Janeiro é o Estado Campeão de Mortes por Tuberculose

O Rio de Janeiro é o estado campeão de mortes por tuberculose, com os municípios de Paracambi e Nilópolis apresentando as piores taxas da doença. Para debater soluções possíveis para este problema, a Frente Parlamentar Estadual pela Luta contra o HIV/Aids e a Tuberculose da Assembleia Legislativa do Rio, presidida pelo deputado Gilberto Palmares (PT), vai realizar, em parceria com a Frente Parlamentar contra DST-HIV/Aids da Câmara Federal, coordenada pelo deputado federal Chico D’angelo (PT-RJ), o II Seminário contra o HIV/Aids e a Tuberculose. A conferência acontece nesta sexta-feira (06/08), Dia Estadual de Combate à Tuberculose, a partir das 9h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.
Share:

Saúde Firma Parceria com Pastoral da Aids em Maceió

Para isso, no domingo dia 1º, no Recanto Coração de Jesus, em Maceió, a coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Fátima Rodrigues, ministrou uma palestra de sensibilização para os integrantes do movimento, cujo tema foi “Aids e Religião: Desafios e Avanços”. Fátima Rodrigues ressaltou que o maior desafio na luta contra a expansão da Aids em Alagoas é vencer o preconceito e a discriminação. Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção do vírus HIV em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) firmou parceria com a Pastoral da Aids, entidade criada pela Igreja Católica há 11 anos.
Share:

Capacitação e Pré-Assembleia da Pastoral da Aids Itaipú – Rio de Janeiro

Nos dias 16 à 18 de julho  a conteceu a Capacitação e Pré-Assembleia da Pastoral da Aids em Itaipú – Rio de Janeiro. Estiveram presentes Agentes Pastorais do Regional Leste 1. Os agentes trouxeram suas realidades locais. Cada diocese definiu ações e intervenções feitas e inovadoras e que consideram importantes para o planejamento da Pastoral da aids para o próximo triênio. 

Share:

Capácitação Pastoral da Aids e Préassembleia em Belém do Pará

Nos dias 28 a 31 de julho aconteceu em Belém do Pará a capacitação de agentes da Pastoral da Aids e préassembleia do Regional Norte 2. Estiveram presentes agentes Pastorais de 4 dioceses: Bélem, Abaetetuba, Bragança e Castanhal. Foram aprofundados temas sobre as DST/HIV e Aids, preconceito, Metodologia da Pastoral da Aids e encaminhamentos em preparação da assembleia de 2010 onde foram apontados aspectos regionais importantes a serem considerados na definição das diretrizes e prioridades para 2011 a 2014. 
Share:

Capacitação de Agentes da Pastoral da Aids de Duque de Caxias/RJ

No dia 21 de julho, realizou-se na Catedreal Santo Antonio, Duque de Caxias/RJ, a capacitação em DST/HIV/Aids para os agentes das Pastorais da Aids e Saúde, com a presença de médicos do Hospital dos Servidores do Estado e membros da Comunidade.O Assistente Social Dionísio aprofundou os Determinantes Sociais da Saúde, as condições sociais em que o indivíduo vive que lhe predispõe à doenças, sobre o SUS e os Conselhos de Saúde, onde devemos exercer o controlo social.
Dr. Luíz Fernando, infectologista do HSE, aprofundou o tema do HIV/Aids, as vias de trasmissão, medicamentos e as diferentes formas de comportamento do vírus nos portadores. Estiveram presentes na Capacitação 58 Agentes que etuam na area da saúde e da Pastoral da Aids
Share:

Código de Ética do Conselho Municipal de Santos - SP

O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTOS, previsto no artigo 183 da Lei Orgânica do Município e criado pela Lei nº 752,de 08/07/1991 e alterado pelas leis 1185/92,1398/95,1529/96,02005/2002 e 2577/2008, com sede e foro nesta cidade e, considerando que o estabelecimento de um Código de Ética para os Conselheiros Municipais de Saúde, com vistas a regulamentar a conduta moral no exercício de suas atividades, é matéria de alta relevância deste Conselho,
Considerando, por fim, a necessidade de um Código de Ética que reflita o novo papel do Conselho no processo de desenvolvimento do SUS,
RESOLVE : aprovar o Código de Ética, cuja Resolução Normativa entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support