Neste fim de semana iniciou a capacitação de agentes da Pastoral da Aids e pré assembléia no Regional Norte. Com a presença de Dom Luiz Soares Vieira, bispo diocesano foi indicada e assumiu o regional norte a Irmã Maria Irene Tondini da Congregação das Irmanzinhas da Imaculada Conceição. Irmã Analia de Paulo da mesma Congregação está sendo transferida para outra missão pastoral. Dom Luiz motivou os agentes e a Ir. Irene a levar a frente este serviço da Igreja com alegria e coragem, afirmou que é importante que estejamos junto com as pessoas portadoras e que lhes ajudemos a ser protagonistas desta Pastoral.
Dom Jacyr Francisco Braido Acolhe a Pastoral da Aids em Santos
Os trabalhos da Pastoral da Aids vem acontecendo a mais tempo na Diocese de Santos. A equipe da Pastoral esteve reunida com o bispo diocesano para ver os encaminhamantos. Dom Jacyr Francisco Braido aclhoeu e desejou bom trabalho para os agentes neste importante trabalho de prevenção, acolhida e acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com HIV e Aids. Para que oficialmente seja reconhecida como uma pastoral dentro do conjunto dos serviços da diocese é preciso fazer parte do Plano Pastoral da Diocese. Este processo está sendo encaminhado.
Pastoral da AIDS Diocese de Sinop - MT
A equipe da Pastoral da Aids da Diocese de Sinop/MT se reune semanalmente, nestes encontros aprofundam as temáticas referentes a prevenção e assistência bem como planejam seus trabalhos de base.
Campanha do Diagnóstico Precoce nas Ilhas em Porto Alegre - RS
Agentes da Pastoral da Aids e voluntários da Casa Fonte Colombo, estiveram incentivando os moradores da Ilha Grande dos marinheiros, a ir aos Centros de testagem e aconselhamento para fazer o teste anti-HIV, que é gratuito e sigiloso. Este trabalho faz parte do Programa de incentivo ao diagnóstico precoce do HIV que a CNBB em parceria com o Ministério da saúde estão realizando. Dados das últimas pesquisas mostram que muitas pessoas morrem por saber o diagnóstico desta doença tardiamente. Nesta ocasião foram visitadas 260 famílias, creches, posto de saúde e vários galpões de reciclagem. A realidade de pobreza impressionou os agentes e voluntários desta ação. É bem extensa a região que abriga famílias de baixa renda, assim como é grande o número de pessoas trabalhando na reciclagem em condições precárias e insalubres. Todos os agentes relatam que foram muito bem acolhidos pela comunidade.
Capacitação de Agentes da Pastoral da Aids Ji Paraná
Jí Paraná forma agentes para o trabalho de prevenção, assistência e acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com HIV e Aids e fortalece o compromisso político.
Capacitação e Pré-assembleia Leste 2 - ES/BH
Nos dias 13 e 15 de agosto em Vitória/ES, aconteceu a capacitação de novos Agentes da Pastoral da Aids para formação das equipes diocesanas e pré-assembleia.
O evento teve como objetivo a preparação da assembleia nacional da Pastoral da Aids que será realizada em Porto Alegre, nos dias 28 a 30 de outubro. Participaram, cerca de 50 agentes, representando as 32 dioceses do Regional Leste 2 - Minas Gerais e Espírito Santo. Os participantes partilhar seus saberes, conhecimentos, experiências, êxitos, perspectivas, dificuldades. Foram definidas prioridades da Pastoral para o próximo triênio
Cartilha Viva Mulher Tangua Rio de Janeiro
Reunidos no dia 08 de Agosto na Paroquia Nossa Senhora do Amparo no Município de Tangua - Rio de Janeiro, foi realizado a Capacitação da Cartilha Viva Mulher, onde esteve vinte lideranças da Pastoral da Aids dos Vicariatos da Arquidiocese, juntamente com Agentes da Pastoral da Aids. O encontro foi conduzido pelo Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói - Ricardo Oliveira e com a Direção Espiritual do Assessor da Pastoral na Arquidiocese de Niterói, Padre Sebastião. Foi um dia muito proveitoso, onde debatemos casos, estudamos a Cartilha os seus cinco encontros e tivemos momentos de Espiritualidade. Ao termino do encontro foi entregue um Kit com dez cartilha para as lideranças desenvolverem mais este serviço em suas bases.
20% dos Soropositivos Morrem Sem Diagnóstico
Mesmo garantindo tratamento da Aids gratuito e universal desde meados dos anos 90, o Brasil tem cerca de 20% dos diagnósticos da doença feitos só depois que o paciente morre. A constatação é da pesquisadora Monica Malta, da Fiocruz, que analisou os 386.209 casos registrados no país entre 1998 e 2008 - no total, 141.004 pessoas morreram em decorrência da doença. "Sem o diagnóstico, essas pessoas deixam de receber o tratamento que poderia fazer com que vivessem mais", diz. "Se a pessoa morreu sem saber que tinha HIV, pode ter tido comportamento de risco sem saber que poderia estar transmitindo a doença."
Capacitação e Pré Assembléia em Porto Alegre/RS
Nos dias 13 a 15 de agosto aconteceu em Porto Alegre a capacitação e pré-assembléia da Pastoral da Aids do Regional Sul 3 que cooresponde ao estado do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes agentes pastorais de seis dioceses do regional. Além de aprofundarem temáticas referente a ação pastoral no enfrentamento da epidemia, foi discutido as ações e prioridades que serão levadas para a assembléia da Pastoral em outubro.
"Vivo com Aids Desde Que Nasci"
A história de Micaela Cyrino, contaminada pelo HIV no parto, revela como o preconceito continua presente e mostra como é difícil a vida de crianças e jovens soropositivos no Brasil. Quando a paulistana Micaela Cyrino, 22 anos, era criança, ela se cansou de escutar dos amigos da escola algo não muito agradável, ainda mais quando se tem 6, 7 anos de idade. “Minha mãe não quer que eu brinque com você”, eles diziam. O motivo era conhecido. Lá, no colégio da zona leste de São Paulo onde estudava, todos sabiam que ela tinha Aids. Micaela nasceu com a doença. Foi contaminada no parto. Seus pais eram soropositivos (infectaram-se por meio do uso de drogas injetáveis) e morreram quando ela estava com 6 anos de idade.
Atividades Culturais e Educativas - Qualidade de Vida
Aprender a conviver com o vírus HIV e tocar a vida em frente, eis o grande desafio. Os usuários da Casa Fonte Colombo visitaram o Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do RS, realizaram a trilha interpretativa percorrendo as principais áreas do parque, tiveram possibilidade de observar os diferentes ecossistemas e a biodiversidade da flora e fauna, levantando questões para serem refletidas sobre os problemas ambientais e a poluição, que serão desenvolvidos durante os trabalhos nas oficinas. Foi um momento especial! Como relata o usuário Antonio: “ este dia vai ficar na minha lembrança”. São falas como estas que mostram a grandeza de pequenas iniciativas. Para o mês de setembro já esta agendado a visitação dos usuários ao Museu de Ciência Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica da Rio Grande do Sul.
Capacitação Sobre Saúde Mental e DST/Aids - Santos/SP
Iniciou o primeiro módulo de um projeto regional que visa a redução de danos e integração dos programas municipais de Saúde Mental e DST/Aids e Hepatites. A iniciativa do Ministério da Saúde é viabilizada pelo Programa Municipal de Aids de São Vicente e contempla como convidadas as cidades de Santos e Praia Grande. “A cidade não tem fronteiras. Temos que pensar a rede, não só internamente, mas com uma visão regional, o que é um grande desafio”, analisou o chefe da Seção de Prevenção em Doenças Infecto-contagiosas da Secretaria de Saúde de Santos, Miguel Bersani. A necessidade de estabelecer um protocolo para a região foi destacada na abertura pelo médico e diretor da Atenção Especialidade de SV, José Dias Rebouças Jr. “A migração do doente é muito grande. Se todos falarem a mesma língua o tratamento ficará mais fácil”. Ao todo, o projeto contempla quatro módulos, distribuídos em encontros mensais. Além de representantes das prefeituras dos três municípios envolvidos, participam das discussões integrantes de ONGs que atuam na região.
Pastoral da Aids em Taubaté - SP
Houve reunião com o Grupo de Cursilhista que iniciarão os trabalhos com a Pastoral Aids, em Taubaté. No sábado representantes da Pastoral da Aids estivemos em Pindamonhangaba num Encontro Intermunicipal do GT Religiões e Aids do Estado de São Paulo. Foi um encontro sobre Ecumenismo e Diálogo Interreligioso, ministrado por Doutores em Teologia e Filosofia, ambos professores da Faculdade de Teologia. Em breve teremos em Taubaté outro Encontro sobre Saúde Mental e Aids, relata Tarcísio.
O Rio de Janeiro é o Estado Campeão de Mortes por Tuberculose
O Rio de Janeiro é o estado campeão de mortes por tuberculose, com os municípios de Paracambi e Nilópolis apresentando as piores taxas da doença. Para debater soluções possíveis para este problema, a Frente Parlamentar Estadual pela Luta contra o HIV/Aids e a Tuberculose da Assembleia Legislativa do Rio, presidida pelo deputado Gilberto Palmares (PT), vai realizar, em parceria com a Frente Parlamentar contra DST-HIV/Aids da Câmara Federal, coordenada pelo deputado federal Chico D’angelo (PT-RJ), o II Seminário contra o HIV/Aids e a Tuberculose. A conferência acontece nesta sexta-feira (06/08), Dia Estadual de Combate à Tuberculose, a partir das 9h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho.
Saúde Firma Parceria com Pastoral da Aids em Maceió
Para isso, no domingo dia 1º, no Recanto Coração de Jesus, em Maceió, a coordenadora estadual do Programa de DST/Aids, Fátima Rodrigues, ministrou uma palestra de sensibilização para os integrantes do movimento, cujo tema foi “Aids e Religião: Desafios e Avanços”. Fátima Rodrigues ressaltou que o maior desafio na luta contra a expansão da Aids em Alagoas é vencer o preconceito e a discriminação. Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção do vírus HIV em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) firmou parceria com a Pastoral da Aids, entidade criada pela Igreja Católica há 11 anos.
Capacitação e Pré-Assembleia da Pastoral da Aids Itaipú – Rio de Janeiro
Nos dias 16 à 18 de julho a conteceu a Capacitação e Pré-Assembleia da Pastoral da Aids em Itaipú – Rio de Janeiro. Estiveram presentes Agentes Pastorais do Regional Leste 1. Os agentes trouxeram suas realidades locais. Cada diocese definiu ações e intervenções feitas e inovadoras e que consideram importantes para o planejamento da Pastoral da aids para o próximo triênio.
Capácitação Pastoral da Aids e Préassembleia em Belém do Pará
Nos dias 28 a 31 de julho aconteceu em Belém do Pará a capacitação de agentes da Pastoral da Aids e préassembleia do Regional Norte 2. Estiveram presentes agentes Pastorais de 4 dioceses: Bélem, Abaetetuba, Bragança e Castanhal. Foram aprofundados temas sobre as DST/HIV e Aids, preconceito, Metodologia da Pastoral da Aids e encaminhamentos em preparação da assembleia de 2010 onde foram apontados aspectos regionais importantes a serem considerados na definição das diretrizes e prioridades para 2011 a 2014.
Capacitação de Agentes da Pastoral da Aids de Duque de Caxias/RJ
No dia 21 de julho, realizou-se na Catedreal Santo Antonio, Duque de Caxias/RJ, a capacitação em DST/HIV/Aids para os agentes das Pastorais da Aids e Saúde, com a presença de médicos do Hospital dos Servidores do Estado e membros da Comunidade.O Assistente Social Dionísio aprofundou os Determinantes Sociais da Saúde, as condições sociais em que o indivíduo vive que lhe predispõe à doenças, sobre o SUS e os Conselhos de Saúde, onde devemos exercer o controlo social.
Dr. Luíz Fernando, infectologista do HSE, aprofundou o tema do HIV/Aids, as vias de trasmissão, medicamentos e as diferentes formas de comportamento do vírus nos portadores. Estiveram presentes na Capacitação 58 Agentes que etuam na area da saúde e da Pastoral da Aids
Código de Ética do Conselho Municipal de Santos - SP
O CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTOS, previsto no artigo 183 da Lei Orgânica do Município e criado pela Lei nº 752,de 08/07/1991 e alterado pelas leis 1185/92,1398/95,1529/96,02005/2002 e 2577/2008, com sede e foro nesta cidade e, considerando que o estabelecimento de um Código de Ética para os Conselheiros Municipais de Saúde, com vistas a regulamentar a conduta moral no exercício de suas atividades, é matéria de alta relevância deste Conselho,
Considerando, por fim, a necessidade de um Código de Ética que reflita o novo papel do Conselho no processo de desenvolvimento do SUS,
RESOLVE : aprovar o Código de Ética, cuja Resolução Normativa entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.