O contato sexual é a maneira mais comum de contágio. Basta uma a três relações sexuais, mesmo sem penetração para se contaminar. Roupas e superfícies como vaso sanitário também favorecem a transmissão, embora essa contaminação seja mais rara. No caso das mulheres soro reagentes, devido à imunossupressão provocada pelo HIV, aumenta a infecção pelo HPV, sendo três vezes mais freqüentes nas mulheres infectadas do que nas não infectadas. Entretanto, o comportamento sexual de risco pode aumentar a probabilidade da aquisição de ambas às infecções, o que dificulta os estudos da relação causa e efeito. Pouco ainda se conhece sobre a infecção pelo HPV em grávidas portadoras do HIV. Porém, as conseqüências dessa infecção nas gestantes é muito grave, podendo até ser mortal, ocasionando sérias conseqüências ao bebê.
Parceria com a Pastoral da Criança em Cubatão/SP
Em 09 de setembro três agentes da Pastoral DST/Aids da cidade de Cubatão reuniram-se com a Coordenadora local da Pastoral da Criança e mais 08 agentes, onde foi explanado sobre as dimensões da Pastoral, bem como sobre a parceria CNBB - Ministério da Saúde - Campanha do Diagnóstico Precoce. Foi ainda enfatizada a necessidade e importância da capacitação sobre DST/Aids, focando a responsabilidade da transmissão vertical. Visualiza-se a possibilidade de realização da Campanha do Diagnóstico Precoce também no município de Cubatão. Esta semana serão mantidos contatos com a Coordenação Municipal
Capacitação e Pré-assembleia Nordeste 1 - Fortaleza/NE
Nos dias 17 a 19 de semtembro aconteceu em Fortaleza a capacitação de agentes da Pastoral da Aids do Regional Nordeste 1 e a pré assembléia da Pastoral em vista da assembéia nacional que acontecerá nos dias 28 a 30 de outubro em Porto Alegre/RS.
Milhões de Mulheres Grávidas e Crianças Morrem Todo Ano Por Desnutrição
Milhões de mulheres grávidas e crianças morrem todo ano por desnutrição ou serviços de saúde inadequados. Se nossos governos cumprirem suas promessas de assistência a mulheres e crianças na cúpula sobre a pobreza este mês, poderemos evitar isto. Dez anos atrás, líderes mundiais se comprometeram a reduzir drasticamente o vergonhoso número de mortes maternas até 2015, mas na verdade os recursos destinados à assistência continuam muito baixos.
Controle Social: Desafios e Perspectivas - Sapezal/MT
Nos dias 25 e 26 de Setembro realizou-se na Diocese de Diamantino/MT um encontro com lideranças da Pastoral da Aids e Conselheiros municipais das cidades onde a pastoral está presente, para debater sobre "Controle Social: desafios e perspectivas". Participaram agentes de seis paróquias. A capacitação aconteceu no Seminário Diocesano de Diamantino. O encontro foi assessorado por Rosa Marta, Roberto Sanderson e João Paulo membros da Pastoral da Aids da diocese. Contamos ainda com a presença do Sr. Enio Carlini, Presidente dos vereadores de Sapezal e Pe. Reinaldo Braga Junior, Referencial da Pastoral da Aids no RO2. O encontro estimulou os Católicos a fazerem o controle social nos respectivos municípios e a ocuparem de forma qualificada estes espaços.
A Pastoral da Aids do Regional Oeste 2 da CNBB Agora Tem Sede
Em janeiro recebemos um computador da Secretaria Nacional da Pastoral, e desde então procurávamos um espaço físico para trabalhar. Esse espaço, depois de muito diálogo, foi cedido pelo Hospital e Maternidade Renato Sucupira do município de Sapezal. E há poucos dias inauguramos a sede da pastoral, onde já dispõe de um computador com internet e espaço para armazenagem de marterial didático. Agora podemos trabalhar com mais agilidade, comemora uma das agentes.
Pastoral da Aids Inicia Atividades em Barra do Ribeiro/RS
Neste domingo 26 de setembro iniciou oficialmente a Pastoral da Aids na Paróquia São José de Barra do Ribeiro/RS. O anúncio foi feito na missa das 19 horas, presidida pelo pároco, padre Valdir Fernando Gambin
Além dos fiéis das comunidades da Paróquia, estiveram presente os membros da Equipe de Animação e Articulação da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Porto Alegre e representantes do SAE (Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids) de Guaíba. Padre Valdir explicou que a atenção aos mais sofridos é uma exigência do Evangelho e é com este objetivo que está sendo organizada a Pastoral da Aids nessa localidade. Cabe a Pastoral, conforme indica o Documento de Aparecida, despertar a consciência de todos para conter a epidemia e atuar na acolhida e acompanhamento das pessoas que vivem com HIV/Aids - DA 421. Agradecemos Teresa e Márcia Castro que serão referências desse serviço na Paróquia.
Veja Revista Positiva - Matéria Pastoral da Aids
Já está disponível no site do Depart. Nacional de DST Aids e Hepatites Virais, a Revista Resposta+. Leia e Baixe a versão em pdf: http://www.aids.gov.br/sites/default/files/RESPOSTA_2010.pdf
Na página 48 matéria: A Igreja abre as portas para a testagem de Aids. Confira!
Campanha de Diagnóstico em Santos/SP
A Pastoral DST/Aids - Santos, em conjunto com o Centro de Referência e Tratamento de DST/Aids e Hepatites, realizou dia 15/09/10 a 1ª reunião de sensibilização para lideranças da Pastoral da Criança, visando a futura Campanha do Diagnóstico Precoce a realizar-se em novembro próximo.
Teve como expositor o Chefe da Seção de Prevenção em Doenças Infecto-Contagiosas da Secretaria Municipal da Saúde - Miguel Bersani e como representantes da Pastoral DST/Aids Maria Cristina Barreto, Lucilia V. Fonseca e Irmã Alódia Maria.
Insuficiente o Número de Médicos Para Pessoas HIV em São Paulo
Um estudo inédito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) alerta para o número insuficiente de médicos que cuidam de pessoas que vivem com o HIV no Estado de São Paulo e a falta de preparo da maior parte do grupo. Também revela que 61% dos profissionais defendem a criminalização de portadores que transmitem o vírus da aids a parceiros sexuais - o que contraria orientação das autoridades de saúde brasileiras e das Nações Unidas.
Pastoral da Aids Diocese de Valança - RJ
Aconteceu a capacitação de agentes da Pastoral da Aids realizada em Paraiba do Sul, Matriz de Sâo Pedro e São Paulo, na Diocese de Valença – Rio de Janeiro, dia 19 de setembro de 2010. Ana Carolina coordenadora do regiuonal esteve acompanhando.
“I Seminário Comunicação e Aids da Região Norte – COMUNICAIDS
Aconteceu o “I Seminário Comunicação e Aids da Região Norte – I COMUNICAIDS”, na cidade de Palmas – TO, que reúniu ativistas, gestores e profissionais de Comunicação Social dos sete estados da macro região norte para discutir o tema comunicação, controle social, mídia e DST/Aids no contexto amazônico da Região Norte. O evento tem o financiamento do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e do Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crimes – UNODC. O objetivo principal do seminário foi discutir os temas e, conjuntamente, movimento social, gestores e profissionais, elaborarem um plano de atuação conjunta na Região Norte, que busque respostas e soluções para a questão de uma comunicação social em DST/Aids e Hepatites Virais que valorize as características sociais e geográficas do Norte.
Pastoral da Aids - Caldas Novas
No dia 14/09/2010, as pastorais da Aids, Saúde e Carcerária ficaram responsáveis pela missa em homenagem à Padroeira de Caldas Novas N. Sra. das Dores. Representantes de cada pastoral fizeram na procissão de entrada a apresentação das Velas, Bíblia, Imagem de N.Sra. das Dores e a Cruz. A pastoral da AIDS convidou o grupo D.A.(Deficientes Auditivos), coordenados pela interprete Joana Monteiro para rezarem a Oração do Pai Nosso por gestos.
Vírus Precursor do HIV Viveu em Macacos há 32 Mil Anos
Cientistas americanos descobriram que o Vírus da Imunodeficiência Símia (SIV), ancestral do HIV em humanos, tem entre 32 mil e 75 mil anos, e não algumas poucas centenas como se achava até agora. Essa descoberta foi feita graças a um estudo genético realizado com cepas únicas do SIV encontradas em macacos na ilha africana de Bioko, que ficou separada do continente depois da glaciação há mais de 10 mil anos. A pesquisa, que aparece publicada na revista “Science”, assinala que a idade do SIV poderia inclusive ser superior e questiona os estudos anteriores das sequências de DNA do vírus que estabelecia que tinha apenas algumas centenas de anos.
Isso significaria que o homem esteve exposto muitas vezes ao vírus dos símios já que, durante toda a história, caçaram macacos correndo o risco de contrair a doença, que com um simples corte podem ter contraído pelo sangue.
Israelenses Eliminam Células Com HIV Sem Atingir as Saudáveis
Cientistas israelenses anunciaram que conseguiram destruir em laboratório células infectadas pelo vírus da Aids sem afetar as células saudáveis. Os cientistas, da Universidade Hebraica de Jerusalém, destacaram que criaram um tratamento à base de peptídios (polímeros de aminoácidos) que provocam a autodestruição das células infectadas pelo vírus HIV. Até o momento, as terapias de combate à Aids tentam matar o vírus presente nas células, com o risco de um retorno da infecção se o tratamento for interrompido ou se o vírus se tornar imune. O cientista Abraham Loyter explicou ao “Haaretz” que, ao fim de duas semanas, as células tratadas não reapareceram, “pelo que se pode chegar à conclusão de que foram destruídas”. Em um artigo publicado na edição de 19 de agosto da revista científica britânica ‘Aids Research and Therapy’, a equipe israelense, composta por Aviad Levin, Zvi Hayouka, Assaf Friedler e Abraham Loyter, afirma que as pesquisas podem “resultar por fim em uma nova terapia geral” contra a Aids.
Número de Pessoas em Tratamento de Aids no Mundo Cresce 12 Vezes
Os esforços coletivos para a prevenção e o combate ao vírus HIV conseguiram multiplicar em 12 vezes o número de doentes em tratamento no mundo. O dado é do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), que apresentou hoje (17) em Nova York informações gerais sobre o assunto. Em 22 países africanos, a queda de foi de 25% no total de novas infecções. Pelos relatos feitos hoje cresceu também a quantidade de registros de contaminações entre homens que fazem sexo com homens.
Igreja Cria Serviço de Apoio a Pessoa com Deficiencia
Com a criação do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, anunciado em Fátima, durante a XXVI Semana da Pastoral Social pretende-se dar visibilidade às várias experiências que, a nível local se vêm desenvolvendo e fomentar o estabelecimento de parcerias a nível local, regional, nacional e internacional.
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, D. Carlos Azevedo, disse aos jornalistas que o novo serviço tem como objectivo “ver como é que a Igreja e como é que as comunidades cristãs podem acolher as pessoas com deficiência e ajudar as famílias que tenham pessoas com deficiência”. Este serviço foi criado pela Conferência Episcopal Portuguesa
Campanha do Diagnóstico HIV em Caraguatatuba/SP
Encontraran-se lideranças em Caraguatetuba com o objetivo da apresentação do Plano de Integração Operacional Pastoral da Aids e Programa Estadual de DST/Aids com destaque para a Campanha de Incentivo ao diagnóstico precoce para HIV. Evidenciou-se a premência da adesão da Diocese às ações de enfrentamento à epidemia de HIV/Aids, devido, sobretudo aos indicadores epidemiológicos da região, os quais chegam a superar em até mais de 100% os indicadores Estaduais.
Campanha Diagnóstico Bairro Cruzeiro Porto Alegre
Uma vez por mês agentes da Pastoral da Aids e voluntários da Casa Fonte Colombo desenvolvem ações comunitárias em bairros de Porto Alegre, realizam visitas domiciliares incentivando a realização do teste anti-HIV, conversam com as famílias dos locais visitados, explicam como e em que locais o teste é realizado, bem como a importância de se ter um diagnóstico precoce em casos positivos. De maio a setembro deste ano, 2106 famílias foram visitadas. Na tarde de ontem 15 voluntários visitaram a Vila Cruzeiro, esta é considerada a maior vila da capital gaúcha. Ao total foram visitadas 481 famílias. Os moradores apoiaram o trabalho e muitos deles manifestaram interesse em realizar o teste. Ao final das visitas a equipe conheceu o CTA Paulo Cesar Bom Fim. A psicóloga Cristina Portinho explicou que os interessados em realizar o teste recebem esclarecimentos sobre a necessidade de se fazer o teste e orientação psicológica antes do teste e no momento em que recebe o resultado, seja ele negativo ou positivo. Destacou ainda que o atendimento é gratuito, anônimo e confidencial, não sendo necessário agendar consultas
Alagoas Tem Quase Três Mil Portadores de HIV Registrados
A Secretaria de Saúde contabiliza que há quase três mil portadores de HIV em Alagoas. Os números foram divulgados nesta terça-feira (14), durante o seminário ‘Mudando Atitudes’, promovido pelo programa DST/AIDS. O evento ocorreu no espaço cultural da Universidade Federal de Alagoas, na Praça Sinimbu, e contou com a presença de vários educadores que discutiram, ao longo do encontro, propostas de alertar os jovens sobre os riscos de contrair o vírus. Embora sujeito à revisão, já que os registros de 2.783 casos correspondem até o mês junho de 2009, a palestrante Francisca Rodrigues alertou que o dado é alarmante e requer uma mudança de visão sobre a doença. “Hoje não existe mais o grupo de risco. Não há idade, sexo ou condição financeira que determine quem tem sido mais vulnerável. Todos são”, explicou.
Irmãs de São José e a Pastoral da Aids em Santarém
Ir. Graça da Congregação de São José está dando os primeiros passos para o trabalho de prevenção na Diocese de Santarém. Graça diz que antes de começar os trabalhos as irmãs estão conhecendo a realidade do povo, se colocando a esculta da realidade amazônica, acreditando com muita esperança.Comunica que dia 1º de Dezembro vai realizar palestras nas escolas e capacitar um grupo de agentes para dar os primeiros passos na implantação da pastoral da Aids.
Pastoral da Aids em Cubatão/SP
A Pastoral DST/Aids da Diocese de Santos está articulando para outubro, uma capacitação para novos agentes na cidade de Cubatão, juntamente com os agentes locais já capacitados em São Paulo. Conta ainda com o apoio de Padre Valdeci (Paróquia Nossa Senhora da Lapa) e Padre Antonio (Paróquia São Francisco de Assis). Serão abordados os temas relacionados a DST/Aids, além das dimensões da Pastoral e da realidade local.
Trabalho com DST/Aids em Ambientes Religiosos Franca/SP
A Pastoral da Aids da Diocese de Franca realizou em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids e Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo um encontro para discutir DST/Aids em ambientes religiosos.
XVIII Conferência Internacional de AIDS - Declaração de Viena
Os dados de pesquisas monstram claramente que o número de países em que as pessoas injetam drogas ilegais está aumentando com mulheres e crianças sendo cada vez mais afetadas. Fora da África subsariana, o uso de drogas injetadas resulta em aproximadamente um em três casos novos de HIV. Em determinadas áreas onde o HIV está se espalhando rapidamente, como a Europa Ocidental e a Ásia Central, a prevalência do HIV chega a até 70% entre os usuários de drogas injetadas e em determinadas áreas, mais de 80% de todas os casos de HIV encontram-se neste grupo.
Pastoral da Aids Campina Grande - Nordeste 2
No dia 17 de agosto tivemos a sensibilização e 18 a 20 a capacitação de agentes pastorais. Dia 22 Celebramos em ação de graças pela implantação da pastoral, na missa o Pe. Alexandre a entregou simbolicamente à comunidade. Neste evento também definimos nossas ações e quais serão os primeiros passos. Estiveram presentes representantes da Secretarias de saúde, ação social, educação, conselho tutelar, pastoral da criança e da juventude, o padre que acompanha na diocese as past. da saúde e vai nos acompanhar também, agente de saúde, Pastor e esposa da igreja Assembléia Renovada local.Foi muito proveitosa a parceria entre igreja e município que sensibilizou outras entidades .
Transmissão do HIV Está Fora de Controle Entre Gays da França
A transmissão do vírus da Aids parece estar "fora do controle" entre os homens homossexuais na França, apesar da queda generalizada no número de novos casos de HIV no país, de acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira.
Cientistas do Instituto Nacional para a Vigilância em Saúde Pública afirmaram que quase metade das 7 mil pessoas recém infectadas com o HIV no país em 2008 é de homens homossexuais, e a incidência entre esses é 200 vezes maior do que entre heterossexuais. Especialistas disseram que os resultados mostraram que as autoridades francesas precisavam rever e renovar estratégias de prevenção e garantir que focassem os grupos de maior risco de infecção. O vírus da imunodeficiência humana que causa a Aids infecta 33,4 milhões de pessoas no mundo. Na África subsaariana, 22,4 milhões de pessoas têm a doença, e no Leste Europeu é onde a epidemia cresce mais rapidamente na atualidade. O estudo também mostrou que o HIV na França caiu significativamente de 8.930 novas infecções, em 2003, para 6.940 em 2008. Mas o número de novas infecções entre homens homossexuais ficou estável, apesar da queda em outros grupos, e respondeu por 48 por centos dos novos casos na França em 2008. Por Kate Kelland
A Autoridade é a Sociadade Civil! - Frei Betto
Época de eleição é época de desvarios. A razão costuma entrar em férias e a sensibilidade fica à flor da pele. Em família e no trabalho, no clube e na igreja, todos manifestam opiniões sobre articulações políticas e candidatos. O tom varia do palavrão a desqualificar toda a árvore genealógica do candidato à veneração acrítica de quem o julga perfeito. A língua se espicha em sete léguas para difamar ou louvar políticos. Marido briga com a mulher, pai com o filho, amigo com amigo, cada um convencido de que possui a melhor análise sobre os candidatos. E todos parecem ignorar que vivemos numa relativa democracia em que reina a diversidade de forças políticas, embora impere a ideologia das elites dominantes.
Pastoral da Aids Faz Prevenção em Romaria
No dia cinco de setembro realizou-se a VII Romaria ao Santuário N. S. da Salete. Estiveram presente milhares de pessoas de Caldas Novas e cidades vizinhas. Dom Guilherme Antonio Werlang conduziu a celebração. A Pastoral da Aids esteve presente com orientações de prevenção e distribuição de material informativo para os participantes.
Capacitação de Agentes da pastoral da Aids em Caruarú
A Pastoral da Aids de Caruarú realizou a primeira capacitação de agentes da Pastoral da Aids da região.
Pesquisa Confirma Infecção Pelo HIV-2 em 15 Casos no Brasil
Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz confirmou a presença de um segundo tipo de vírus da Aids em 15 pacientes no Brasil, todos em situação de coinfecção com o vírus 1, que circula no país. Desde 1987, pesquisadores discutem a presença do HIV-2 no país, mas o novo estudo usou meios mais precisos de confirmação e encontrou o maior número de casos.
Segundo informações da fundação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou, em 2008, que a epidemia por HIV-1 atingia 34 milhões de pessoas no mundo, enquanto o HIV-2 seria responsável pela infecção de 2 milhões.
Pastoral da Aids Juiz de Fora/MG
Nos dias 28 e 29 de agosto, aconteceu, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Juiz de Fora/MG a capacitação de agentes da Pastoral da Aids., com a participação das paróquias da Glória, Nsª Srªdo Perpétuo Socorro, Divino Espírito Santo, Stª Rita de Cássia e Nsª Srªdas Dores, Assistência Social Nsª Srªda Glória e Grupo Casa, além de representantes do Programa Municipal DST/Aids. Segundo informações apresentadas pelo Programa Municipal DST/Aids, dos 2.350 casos de AIDS notificados em Juiz de Fora, 87,3% dos casos se encontram na faixa entre 20 a 49 anos de idade. Em menores de 19 anos (crianças e adolescentes) somam 129 casos, representado um percentual de 5,3% do total dos casos de Aids notificados no município. Foram definidas linhas de ação e planejamento: Dia mundial de luta contra a Aids, 1º de dezembro; Campanha do diagnóstico precoce. Foi elaborada a Carta de Juiz de Fora, sugerindo a criação do Disque Aids no município.
Trabalhar DST/Aids em Ambientes Religiosos Pastoral da Aids - Franca/SP
A Pastoral da Aids e a Diocese de Franca/SP, realizarão encontro sobre como trabalhar a as DST e Aids em ambientes religiosos. Como subtemas serão abordados: aids e religião: perspectiva histórica; prevenção e diálogo interreligioso; políticas públicas e ação pastoral: campanha de incentivo ao diagnóstico precoce. O evento acontecerá em 11 de setembro no Centro Universitário de Franca - UNI - FACEF.