Natal a Festa da Solidariedade!

A força da vida renasce em cada sorriso,
A esperança se refaz em cada gesto de acolhida,
A certeza de que o mais importante é o outro, faz com que agente acredite e renove o compromisso de defesa da vida.
Viver com leveza mas com intensidade. Amar, se doar, ajudar, Pequenos gestos que dão sentido ao nosso esxistir

Feliz Natal
Prospero 2011
Share:

Era o Papai Noel, Ele Estava Bem Ali!

Na festa do Natal da Casa Fonte Colombo o momento mais esperado e mais festejado por todas as crianças foi a chegada do Papai Noel. Em meio a tantas dores e violências ainda ha espaço para largos sorrisos e infinita esperança.
Share:

Adoecer Faz Parte da Natureza Humana

Hoje muitas pessoas fazem o teste HIV com naturalidade. Vive-se tempos ainda de preconceito e de tensão quanto o resultado do teste, porém por outro lado, muitos já tem uma nova visão. O teste HIV  já faz parte dos exames de rotina e muitos são portadores de uma nova consciência. Adoecer faz parte da natureza humana. Não fazemos nada de errado e nem cometemos nenhum pecado quando adoecemos. Simplesmente adoecemos e necessitamos de cuidado.

Share:

Transplante Cura Portador do Vírus HIV

Um transplante de sangue muito pouco comum aparentemente curou um norte-americano do vírus HIV, causador da aids. Os médicos advertem, porém, que esse não poderia ser um método para uso generalizado entre os portadores da doença. O homem, na casa dos 40 anos e morador de Berlim, recebeu um transplante de células-tronco sanguíneas para tratar uma leucemia em 2007. Seu doador não somente era compatível, mas também tinha uma mutação genética que dava a ele resistência natural ao HIV.
Share:

Primeiro de Dezembro Assú/RN

Para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção ao HIV e do acompanhamento às pessoas que vivem e convivem com Aids as entidades de Assú sairam pra rua. A Pastoral da Aids local esteve presente no ato.
Share:

O Vírus HTLV é Negligenciado no Brasil

Está no Brasil o maior número de portadores do vírus HTLV (vírus linfotrópico para células T humanas). Estima-se que pelo menos dois milhões de pessoas estejam por ele infectadas (é da mesma família do HIV, o vírus da Aids). Provoca doenças graves como leucemia, paralisia e sérias inflamações oculares. Sua transmissão se dá por via sexual, pelo sangue e de forma vertical (de mãe para filho na gravidez ou no momento do parto). A estimativa é de pesquisadores da FioCruz no Rio de Janeiro.
Share:

Pastoral da Aids Ajuda aos Portadores HIV em Cabo Frio/RJ




Em Cabo Frio algumas instituições religiosas amparam aos soropositivos. Os esforços para desmistificar os riscos de contágio pelo HIV, entre outras questões que envolvem o tema, têm surtido efeito, mas precisam continuar fortes. Na igreja católica funciona a Pastoral da Aids que, em Cabo Frio, atende 60 pessoas portadoras do vírus HIV.
Share:

primeiro de Dezembro em Manaus/AM

Na capital amazonense, atividades alusivas ao dia internacional de luta contra a Aids aconteceu em parceria com Pastoral da Saúde e da Criança, uma missa, televisionada para o Brasil inteiro, já no dia 29, a Pastoral participou da programação do Estado do Amazonas, no ato ecumênico, que aconteceu no Auditório do Hospital de Medicina Tropical do Amazonas – FMT-AM, e no dia 1º de dezembro junto com a Coordenação Estadual e Municipal e Fórum de ONGs Aids, participou de panfletagem e material informativo. Os agentes de Pastoral da Aids se reuniram em dois pontos da cidade, um grupo no terminal de ônibus na zona Leste da cidade, e a outra equipe no centro, ao lado da Igreja Matriz. Durante quatro horas de atividades, mais de 3 mil pessoas foram abordadas por agentes que distribuíam material informativo, esta atividade foi realizada em parceria com a ONG "As Amazonas" e agentes da Pastoral da Criança. No final da tarde, os agentes se uniram a outras entidades para uma grande blitz no centro da cidade.
Share:

8º Encontro Estadual da RNP+ e Cidadãs Positivas Alagoas

De 4 a 6 de novembro de 2011, acontece em Maceió 8º Encontro Estadual da RNP+ Alagoas e Cidadãs Positivas. Esta união acontece desde o início da formação das duas Redes. É um momento onde se pode discutir todas as situações possíveis relevantes a luta de combate a Aids e, a melhoria da qualidade de vida de todos que fazem as Redes. O tema escolhido para este ano é: “A comunicação como meio de organização, visibilidade e fortalecimento das REDES. O encontro é voltado para Pessoas que vivem com HIV e Aids do Estado de Alagoas.
Share:

Luta Contra a Aids em Petrópolis/RJ

O Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro participou na manhã de hoje, no salão nobre do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, na cidade de Petrópolis (RJ), do lançamento da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, que este ano tem como slogam: A AIDS não tem preconceito, você também não deve ter. O encontro, que contou para a participação dos alunos do colégio, foi organizado pela Coordenadoria Municipal de DST/Aids, com apoio de vários segmentos da sociedade, entre elas, a Pastoral de Aids da Diocese de Petrópolis. Ao falar sobre a campanha de prevenção, Dom Filippo Santoro ressaltou que o relacionamento sexual não é uma moeda de baixo preço, “é uma preciosidade, pois é uma pessoa que entrega sua vida a outra pessoa. Por isso é muito importante a educação e a responsabilidade” O bispo lembrou que em todo mundo se está desenvolvendo um processo, onde se coloca a educação em primeiro lugar, por isso considerou importante acontecer dentro de uma escola, “pois desta maneira se compreende o valor da vida, o valor do relacionamento humano, o respeito a vida e ao próximo”.
Share:

Primeiro de Dezembro em Santos/SP

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta pela Aids, foram realizadas as seguintes atividades:
Pedágio na Cidade de Cubatão, conseguimos difundir à 2.348 pessoas através dos nossos folhetos de informação e orientação; panfletagem na Feira Anual de Solidariedade em Santos; entrevista ao vivo a TV Século21, no Programa Brasil Cristão; distribuição de cartazes e folders aos párocos, para divulgação nas paróquias; entrevista a Rádio Boa Nova - FM de Praia Grande.
Share:

Pastoral da Aids de Nova Mutum/MT na Luta Contra a Aids

Foi fixado um grande laço na torre da Igreja da Paróquia Sagrada Família, desta forma, afirma Dirley Lagni coordenadora da pastoral em sua cidade: “acreditamos que conseguir chamar atenção da população para a epidemia da Aids e um convite a romper com o preconceito. Houve trabalho de prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce em vários pontos da cidade. Para dar o exemplo, os próprios agentes da Pastoral solicitaram a testagem para HIV.
Share:

O Movimento de Aids está Meio Acomodado

Não, a frase não pertence a este que escreve estas linhas e que muito a proferiu enquanto integrante da sociedade civil organizada em Aids. O comentário, que mais parece um grito de alerta, foi feito no mês de outubro pelo doutor Dirceu Greco, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, durante a Assembleia Nacional das Pastorais da Aids no Rio Grande do Sul. O fato teve pouca repercussão, até porque não é segredo para ninguém que estamos perdendo conquistas históricas, muito pela letargia da sociedade civil. Porém, no dia 15 de novembro em Vitória da Conquista-BA, o Diretor da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids) no Brasil, doutor Pedro Chequer, repetiu textualmente o lamento, “o movimento de luta contra a Aids está meio acomodado”, para uma audiência de pessoas vivendo com HIV.
Share:

Hospital Dia Realiza Testes e Encaminha Soropositivos Para Tratamento em Cabo Frio/RJ

O dia mundial de luta contra a Aids, foi um convite para fortalecer a política de acesso universal à prevenção, tratamento e incentivar pessoas a fazerem o teste de HIV. O teste é importante, pois existem pessoas que já estão infectadas pelo víris HIV, mas não desenvolvem os sintomas da Aids. É o que podemos chamar de “soropositivo assintomático”. De acordo com Ricardo Oliveira, enfermeiro chefe do Hospital Dia e representante da Pastoral da Aids da Igreja Católica - Arquidiocese de Niterói, a equipe de plantão do Hospital trabalha com a adesão ao tratamento dos portadores do vírus HIV após realizado o teste rápido. Dependendo do resultado, a pessoa é encaminhada ao serviço de psicologia e infectologia, o qual dará os procedimentos para o tratamento. Para menores de idade é necessário a presença do responsável na hora do exame
Share:

Seminário Religião e Aids - São José dos Campos/SP

Aconteceu no dia 25 de novembro o primeiro "Seminário Religião e Aids" em São José dos Campos, na Associação Nossa Casa de Acolhida. Teve a presença da Coordenação Municipal da Saúde de São José dos Campos, Padre Edinei Coordenador das Pastorais da Diocese, Ester Lisboa da koinonia, entre outros.
Foi um dia muito especial para nós da Pastoral da Aids, onde podemos apresentar à Pastoral e dar visibilidade do trabalham na luta contra a Aids.
Share:

Primeiro de Dezembro Fortaleza/CE

Em Fortaleza a ação do dia primeiro de dezembro se deu em parceria com:Jovens na realização do Seminário para Jovens: Pastoral da Juventude no meio Popular - PMP, Pastoral da Juventude Missionária, Pastoral da Juventude - PJ e Setor juventude e jovens de diversas paróquias
Share:

Primeiro de Dezembro Sapezal/MT

Os agentes da Pastoral participaram de seis programas de rádio abordando o tema da aids: prevenção, convivência com as pessoas vivendo com HIV/Aids e luta contra o preconceito e discriminação. Na Escola Atrativa reuniran-se 310 pessoas, especialmente jovens, onde o incentivo ao diagnóstico precoce da HIV levou 88 pessoas a fazerem a testagem de sua sorologia. E no domingo uma celebração de missa na paróquia, onde foi valorizado o dia Mundial de Luta contra a Aids. Material informativo: panfletos e cartazes com o tema, foram distribuídos nos eventos.

Share:

Resposta a epidemia da Aids em MaceióAL

Os agentes da Pastoral de Maceió passaram o dia mundial da luta contra a Aids, em atividade de informação e orientação à população no centro da cidade. Uma missa foi celebrada onde Sandra Helena, articuladora arquidiocesana em Maceió, falou aos fiéis presentes, da importância do acolhimento, da solidariedade e do compromisso social que todos devemos adotar para que o preconceito não se instale em nosso coração e assim possamos ajudar aqueles que vivem ou convivem com HIV. No 1º Forum Estadual de Comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Maceió, o coordenador da Pastoral da Aids Nordeste 2, Lindolfo Cabral Neto, coordenou a oficina Pastoral da Aids.
Share:

Primeiro de Dezembro na Diocese de Borba/AM

Na Prelazia de Borba foi trabalhado o tema da epidemia da Aids nas celebrações do fim de semana. Foram reaklizadas visitar em quatro paróquias da Prelazia de Borba, duas no rio madeira e duas no interior. Em Canumã, a celebração foi presidida pelo Bispo com espaço para os agentes da Pastoral da Aids trabalhar o tema do HIV e Aids com a comunidade.
Share:

Dia Mundial de Luta Contra a Aids Diocese de Serrinha/BA

A Pastoral da Aids da Catedral Senhora Santana em Serrinha/BA realizou no dia dia 1º de Dezembro ,em parceria com a Cordenação Municipal do programa DST/HIV/Aids, caminhada na Praça Luiz Nogueira com participação de agentes e profissionais de saúde, Câmara de Dirigentes Lojistas de Serrinha, sociedade civil e Igrejas. A tarde houve o I Fórum Igrejas e Aids e a II Feira de Saúde onde agentes e profissionais de saúde realizaram na AABB teste rápido de para HIV, Hepatite B, VDRL, vacinas, teste de glicemia e aferição de pressão.
Share:

Portadores do Vírus HIV Contam Como Encaram a Doença

 Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, pessoas que vivem com o vírus HIV relataram suas experiências. Nas conversas, elas contam como encaram a doença, a relação com a família e os amigos e a questão do preconceito.





Share:

Aumenta Incidência de HIV entre Jovens de 17 a 20 anos

Uma pesquisa divulgada nseta quarta pelo Ministério da Saúde revela que os jovens têm elevado conhecimento sobre a prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis, mas a tendência é de aumento de casos. O levantamento foi feito com 35 mil jovens de 17 a 20 anos e aponta que a prevalência do HIV entre jovens de 17 a 20 anos passou de 0,09% para 0,12%. Quanto menor a escolaridade, maior o percentual de infectados pelo vírus (prevalência de 0,17% entre os que têm ensino fundamental incompleto é de 0,1% entre os que têm ensino fundamental completo). Jovens brasileiros de 15 a 24 anos são o foco da campanha O Preconceito como Aspecto de Vulnerabilidade ao HIV/Aids, lançada hoje pelo ministério para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Share:

Pastoral da Aids Santarém/PA

A pastoral da Aids lança suas sementes, na comunidade Boa Esperança Santarém/PA. No dia de luta contra a Aids, a escola, o posto de saúde e a igreja se uniram para refletir sobre a problemática da Aids. O tema da Aids é um assunto pouco falado entre os jovens da Amazônia. Aproveitando os jogos olímpicos da escola Francisco Chaves a equipe trabalhou o tema "Quem vê cara não vê Aids". Com dramatização, palestra se incentivou os jovens a realizarem o teste HIV. O próximo passo é formar uma equipe de agentes da Pastoral da Aids.
Share:

Casa Fontre Colombo e Pastoral da Aids no Primeiro de Dezembro

Mais de 150 voluntários, religiosos e religiosas, pessoas vivendo com HIV realizaram uma ação em pontos de grande circulação e concentração de pessoas em Porto Alegre. O evento foi em comemoração do dia internacional de luta contra a Aids que este ano priorizou o incentivo e orientação à população para o teste HIV precoce. Esta ação encerrou as ações comunitárias para incentivo ao diagnóstico precoce que aconteceu em 08 bairro periféricos e vulneráveis da cidade.
Share:

Unicef Diz Que Geração Livre de HIV é Meta Possível

Uma geração de bebês poderá nascer livre da Aids caso a comunidade internacional intensifique seus esforços para dar acesso universal à prevenção contra o HIV, ao tratamento e à proteção social, defendeu a Organização das Nações Unidas (ONU) na terça-feira.
Um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicou que milhões de mulheres e crianças, especialmente nos países pobres, são negligenciadas pelos serviços de HIV por causa do seu gênero, de seu status econômico ou social, da localização ou da educação.
Share:

Realidade da Aids em São Paulo/SP

Em São paulo, a mortalidade pela doença atingiu o menor nível dos últimos 20 anos. O índice de 2009, 7,8 óbitos por 100 mil habitantes, é maior apenas que o índice de 1989, quando foram registradas 5,5 mortes por 100 mil habitantes. De acordo com os dados, ocorreram no ano passado 3.230 mortes por aids no Estado, ante 3.356 em 2008. Entre os homens, o índice caiu de 11,1 mortes por 100 mil habitantes para 10,5; entre as mulheres, de 5,4 para 5,2. Esta redução se deve a uma série de fatores, em especial à introdução das novas terapias antirretrovirais de resgate nos últimos dois anos e ao incentivo ao diagnóstico precoce de HIV por intermédio das campanhas de testagem gratuita Em 2009, foram registrados 4.727 novos casos de HIV, ante 6.573, em 2008, e 6.378, em 2007. Ainda segundo o levantamento, houve relativo aumento de transmissão de HIV/Aids entre homossexuais masculinos. Em 2009 foram 802 casos, contra 871, em 2008, e 776, em 2007. Desde 1980, entre os 120.927 casos de aids notificados em homens, 34.055, ou 28,2%, ocorreram em homens homossexuais. Entretanto, nos últimos dez anos, a participação proporcional de casos registrados nesse grupo entre o total de casos em homens cresceu de 24,1%, em 2000, para 35,3%, em 2009.
Share:

Pastoral da Aids se Organiza em Sapopemba/SP

A Pastoral da aids vem se organizando em Sapopemba São Paulo. este ano estão previstas ações de disponibilização de material informativo e orientativo à população sobre a importância do diagnóstico precoce de HIV.
Share:

Arquidiocese do Rio de Janeiro Planeja Organização da Pastoral da Aids

A Arquidiocese do Rio de Janeiro discute e planeja organização da Pastoral da aids. Na Arquidiocese do Rio a melhor maneira de se organizar o serviço pastoral é a partir de uma equipe de coordenadores representantes dos vicariatos diz Ana carolina coordenadora do Regional Leste 1 que esteve reunida com Dom Antonio. Antonio Carlos Pires, membro da Pastoral da aids de Petrópolis também esteve presente.
Share:

"O maior desafio é humanizar" - Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Nunca se falou tanto em SOLIDARIEDADE como resposta humana-cristã frente à doença. Também, surpreendentemente, nos defrontamos com estigmas, preconceitos, discriminações que pensávamos serem já águas passadas. Esta mesma sociedade que se proclama, a nível teórico, democrática, humanista e solidária, no concreto da vida fecha as portas aos mais fracos. Quem compreende e se compromete procura ver a AIDS com a maior objetividade possível, como fenômeno humano-médico-sanitário e social. Não julga facilmente, pois vê que todos somos co-responsáveis pelas causas das graves doenças da civilização. O maior desafio não é moralizar, sim humanizar, viabilizando expressões reais de solidariedade humana. Nem rir nem chorar, mas comprometer-se numa ação que supera o individualismo e seja expressão comunitária de solidariedade humana frente à realidade. (pe. Leo Pessini)

Share:

Pastoral da Aids, Sobriedade e Programa de DSTs/Aids do MT Fazem Parcerias

Em Cuiabá, realizou-se reunião da Pastoral da Aids com representantes do programa de DST/Aids do Estado do MT, da CNBB e da Pastoral da Sobriedade. A Pastoral da Aids na pessoa da Irmã Rosa Marta e Frei Constantino comunicou aos presentes a decisão da CNBB do Regional Oeste 2 de Realizar o lançamento da Campanha do Diagnóstico precoce de HIV na Capital Cuiabana e solicitaram apoio e parcerias. Houve boa receptividade por parte dos participantes e juntos assumiram o compromisso. O evento será no dia 14  de maio de 2011, no sábado que antecede a Vigília aos Mortos de Aids. Na reunião dialogaram longamente sobre a prevenção da aids e decidiram chamar outras organizações da saúde de Cuiabá para somar forças e realizar o evento.
Share:

Mais de R$ 5 Milhões Destinados à Prevenção e aos Cuidados Não Foram Gastos Pelo Estado

Burocracia e lentidão na análise dos processos estão deixando mais de R$ 5 milhões destinados pelo Ministério da Saúde para programas de AIDS em Goiás parados nos cofres da Secretaria de Saúde de Goiás (SES). A informação foi confirmada ontem pela secretaria. De acordo com a informação, a quantia que está parada equivale a 36 meses de repasse. Enquanto isso, organizações não-governamentais que dependem do dinheiro para atender soropositivos enfrentam dificuldades financeiras. Atualmente, cerca de 9,5 mil doentes são atendidos em Goiás.
Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support