Reunidos no dia 08 de Agosto na Paroquia Nossa Senhora do Amparo no Município de Tangua - Rio de Janeiro, foi realizado a Capacitação da Cartilha Viva Mulher, onde esteve vinte lideranças da Pastoral da Aids dos Vicariatos da Arquidiocese, juntamente com Agentes da Pastoral da Aids. O encontro foi conduzido pelo Coordenador Arquidiocesano da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Niterói - Ricardo Oliveira e com a Direção Espiritual do Assessor da Pastoral na Arquidiocese de Niterói, Padre Sebastião. Foi um dia muito proveitoso, onde debatemos casos, estudamos a Cartilha os seus cinco encontros e tivemos momentos de Espiritualidade. Ao termino do encontro foi entregue um Kit com dez cartilha para as lideranças desenvolverem mais este serviço em suas bases.
20% dos Soropositivos Morrem Sem Diagnóstico
Mesmo garantindo tratamento da Aids gratuito e universal desde meados dos anos 90, o Brasil tem cerca de 20% dos diagnósticos da doença feitos só depois que o paciente morre. A constatação é da pesquisadora Monica Malta, da Fiocruz, que analisou os 386.209 casos registrados no país entre 1998 e 2008 - no total, 141.004 pessoas morreram em decorrência da doença. "Sem o diagnóstico, essas pessoas deixam de receber o tratamento que poderia fazer com que vivessem mais", diz. "Se a pessoa morreu sem saber que tinha HIV, pode ter tido comportamento de risco sem saber que poderia estar transmitindo a doença."
Capacitação e Pré Assembléia em Porto Alegre/RS
Nos dias 13 a 15 de agosto aconteceu em Porto Alegre a capacitação e pré-assembléia da Pastoral da Aids do Regional Sul 3 que cooresponde ao estado do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes agentes pastorais de seis dioceses do regional. Além de aprofundarem temáticas referente a ação pastoral no enfrentamento da epidemia, foi discutido as ações e prioridades que serão levadas para a assembléia da Pastoral em outubro.