No dia 30 de maio aconteceu na Diocese de Franca a reunião da equipe de coordenação da Pastoral da Aids do Regional Sul 1 que abrange o Estado de São Paulo. O objetivo foi avaliar a caminhada que está sendo feita e considerar a realidade atual com perspectiva de trabalho e ações para 2011 a 2013. Esteve presente o representante das seis regiões episcopais do município de São Paulo, da Diocese de Santos, Franca e Presidente Prudente. Ficou definido que haverá uma capacitação para novos agentes do regional na capital. A equipe de Santos ficou com o desafio de ajudar o coordenador Regional Pe. Mauro a organizar o Vale do Ribeira.
Capacitação para Filósofos, Teólogos e Padres Franca/SP
Nos dias 29 e 30 de abril aconteceu na diocese de franca em São Paulo a capacitação para os estudadantes de filosofia, teologia e para Padres na temática do HIV e Aids. O grupo refletiu sobre a problemática da epidemia do HIV e os desafios pastorais no acompanhamento das pessoas que vivem e convivem com Aids. Todos como estudantes ou Padres tem grande envolvimento na vida das comunidades e tem importante papel na formação e informação da população em geral. DST/HIV e Aids é uma temática que já esta bem presente na ação Pastoral da diocese. A capacitação foi na sede do Seminário onde Dom Pedro Stringini é o Bispo Diocesano
Pe Zezinho reforça a importância da Pastoral da Aids
Aconteceu no dia 09 de abril no auditório das Irmãs Paulinas uma palestra para as religiosas/os do Núcleo de Goiânia da Conferencia dos Religiosos do Brasil sobre HIV/Aids. No primeiro momento Suely Marinho coordenadora da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Goiânia falou sobre a Pastoral da Aids e HIV/Aids. No segundo momento Pe. Zezinho da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, enfatizou a importância do trabalho nesta pastoral e a presença constante da Igreja no meio daqueles que a sociedade exclui. Objetivo do encontro: motivar o engajamento da vida religiosa consagrada na Pastoral da Aids nas Paróquias, Dioceses e comunidade
Capacitação de Agentes Pastoral Aids Sul 3 RS
Agentes da Pastoral da Aids de diversas cidades do Rio Grande do Sul e voluntários da Casa Fonte Colombo estiveram reunidos de 08 a 10 de abril em Porto Alegre. O encontro teve como objetivo ser um espaço de conhecimento da realidade do HIV e Aids para uma resposta mais qualificada. O conteúdo foi divido em 4 blocos: dados técnicos ( o que é HIV e Aids), Pastoral da Aids (mística, espiritualidade, perfil do agente), incidência política (participação em espaços de controle social) e Programa de Incentivo ao Diagnóstico Precoce ( incentivo para a realização do teste da Aids). Estiveram presentes representantes das dioceses de Caxias do Sul, Santa Cruz, Cruz Alta, Pelotas, Novo Hamburgo, Osório e dos vicariatos de Gravataí e Porto Alegre.
Falta Leite para Filhos de mães HIV
Falta de alimento ocorre desde o início do ano e mulheres com HIV estão amamentando seus filhos. Cerca de 70 crianças de até seis meses cadastradas pelo Grupo Aids: Apoio, Vida, Esperança (Aave), organização não-governamental que apoia pessoas portadoras do vírus HIV em Goiânia desde 1995, sofrem com a falta de leite em pó, uma fórmula infantil para filhos de mães soropositivas. O produto deveria estar disponível no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) e no Hospital Materno Infantil (HMI), mas a burocracia e morosidade na análise de processos vinculados ao Plano de Ações e Metas (PAM), por meio do qual chegam a Goiás recursos federais para executar ações relacionadas ao diagnóstico, assistência e prevenção ao HIV/aids estão impedindo o fornecimento
A Pastoral da Aids de Sapezal Faz Prevenção para Jovens
A Pastoral da aids de Sapezal iniciou na segunda feira dia 4 de abril, o projeto de "Prevenção de DST/Aids para adodescentes" do municipio. Os Agentes da Pastoral, abordam os conteúdos para informar a garotada. Há boa participação e muitas perguntas surgem e são respondidas. Os encontros, estão se realizando na câmara municipal. Está sendo muito proveitoso, comemora o agente da Pastoral, Thiago.
Avaliação da Formação de Agentes para a Incidência Política
No dia primeiro de abril de 2011 aconteceu na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, a reunião de avaliação do "Programa de Redes" (Ampliando a incidência política da Rede da Pastoral da Aids). Estavam presentes os cinco coordenadores dos Centros de Convivência associados juntamente com Frei José Bernardi secretário Executivo da Pastoral da Aids – CNBB e Rubens Duda, representante do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. O objetivo da reunião foi retomar e avaliar o processo realizado, fazer uma avaliação dos resultados, de nosso envolvimento nas ações e discutir as possibilidades para continuidade. Em 2009 foram capacitados 384 agentes da Pastoral da Aids que se inseriram nas instâncias de controle social.
Sensibilizando Futuros Sacerdotes nas Questões de HIV e Aids
Buscando contribuir com novos olhares para questões humanas, cidadania, direitos humanos, sexualidade, realizaran-se capacitações para semináristas com o tema: "Iiformar para prevenir e educar para conviver". Muito rica esta experiencia que aconteceu no Regional Leste 1 no Rio de janeiro. A capacitação aconteceu nos seminários de, Nova Fribrugo, Rio de Janeiro, Niteroi e Petropolis, com participação de 300 seminaristas futuros sacerdotes.
Pastorais e Organismos discutem os rumos das Pastorais Sociais no Brasil
A Reunião dos Coordenadores Nacionais das Pastorais Sociais, Organismos, Setor Mobilidade Humana e Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB, pautou, entre outros temas, os rumos das Pastorais Sociais nos próximos anos. O encontro, que aconteceu entre os dias 17 e 18, no Mosteiro de São Bento, em Brasília, discutiu a avaliação do quadriênio (2007-2011) e desafios que permanecem na Comissão; a proposta de criação de um departamento de mobilização de recursos para a sustentabilidade das Pastorais e Organismos e a preparação da 5ª Semana Social Brasileira.