A equipe da Pastoral da Aids do Regional Leste 1 encontrou-se com Dom Alano, Bispo Referencial para partilhar os trabalhos desenvolvidos nas dioceses/arquidioceses do regional e os planejamentos para o segundo semestre do ano. Estiveram presentes os coordenadores das dioceses/arquidioceses de: Niterói, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Duque de Caxias/São João de Meriti, Nova Iguaçu e Valença. Ficou decidido que o dia 7 de abril será o “Dia do Diagnóstico Precoce da Pastoral da Aids no Regional Leste 1”
Reunião com Dom Alano Bispo Referencial Pastoral Aids Leste1
Dia 07 de julho de 2011 na Mitra Arquidiocesana de Niterói encontraran-se agentes da Pastoral da Aids com o Bispo referencial do regional Dom Alano. O objetivo foi apresentar os trabalhos desenvolvidos pelas dioceses/arquidioceses do Regional leste 1. Estiveram presentes os coordenadores das dioceses/arquidioceses de: Niterói, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Duque de Caxias/São João de Meriti, Nova Iguaçu e Valença. Ficou decidido que o dia 7 de abril será o “Dia do Diagnóstico Precoce da Pastoral da Aids no Regional Leste 1” cuja solicitação de um Projeto de Lei foi encaminhada ao Deputado Estadual Janio Mendes, para ser colocado para apreciação e aprovação na ALERJ
OMS: Homossexuais têm 20 vezes mais Probablididade de Contrair HIV
Genebra, 21 jun (EFE).- Os homossexuais apresentam 20 vezes mais chances de contrair HIV e por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou pela primeira vez uma lista de diretrizes para o tratamento e a prevenção deste vírus entre gays e transexuais. Em países como a Bolívia, Jamaica, México, Mianmar, Tailândia, Trinidad e Tobago e Zâmbia, a porcentagem de homossexuais contagiados por HIV ultrapassa os 20%, e em alguns casos chega a 40%, segundo afirma o relatório da OMS, apresentado nesta terça-feira em Genebra.
Pastoral Aids Boavista/RR
A Pastoral da AIDS atua em Roraima desde o ano de 2004. Desenvolvendo suas atividades com voluntários que realizam visitas hospitalares e domiciliares, tem representação no Fórum de ONGs Aids do Estado de Roraima. As visitas hospitalares são realizadas a cada 02 semanas. Foram capacitados agentes de saúde para acompanhamento dos indígenas infectados por DSTs e HIV/AIDS, os trabalhos em áreas indígenas vem sendo realizados com o acompanhamento da Ir. Monica.
Malversação de Recursos Públicos – Importante Aliado do HIV
A pactuação de metas, através do instrumento formal de pactuação os Planos de Ações e Metas, bem como a aprovação destes por instâncias deliberativas (sendo a primeira destas instâncias os Conselhos Municipais de Saúde), em si, não ofertam garantias de que os gestores e gerentes venham a desencadear as ações previstas ao cumprimento das metas pactuadas, ainda que o repasse de recursos financeiros concernentes a estas esteja assegurado.
II Seminário De Incidência Política - Pastoral Aids CNBB
Nos dias 23 a 26 de junho aconteceum o II Seminário de Incidência Política da Pastoral da Aids - CNBB. O evento realizou-se em Porto Alegre reunindo 70 lideranças nacionais(coordenadores regionais e diocesanos da Pastoral). Estes agentes fizeram parte da formação do Programa de incidência política que tem como objetivo formar lideranças para a inserção e atuação nos Comnselhos de Saúde, Frentes Parlamentares, Fórum ONGs Aids e acompanhamento do Planos de Ações e Metas. Na ocasião foi feito um levantamento da situação da epidemia e da rede de atendimento das diversas regiões do Brasil.
Publicado decreto que regulamenta a Lei 8.080
A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, sancionou ontem, 29 de junho, o Decreto 7.508, de 28/06/2011, que regulamenta a Lei 8.080, de 19/07/1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde (SUS), o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, além de dar outras providências. Na questão do planejamento da saúde o texto do decreto define que o Conselho Nacional de Saúde estabelecerá as diretrizes a serem observadas na elaboração dos planos de saúde, de acordo com as características epidemiológicas e da organização de serviços nos entes federativos e nas Regiões de Saúde. Outro destaque do Decreto n.º 7.508 é a definição do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde, “acordo de colaboração firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde”