Aconteceu a caminhada da Paz em Ceará Mirim Rio Grande do Norte. Paulo Cesar articulador da Pastoral da Aids de Natal esteve presente juntamente com a equipe da Pastoral da Aids de Ceará Mirim
Seminário Aids e Religião em São Paulo
Aconteceu o encontro Aids e Religião em São Paulo. Estiveram presentes representantes da Pastoral da Aids, acompanhando e contribuíndo na temática. Muitas iniciativas em dicersos estados do Brasil acontecem na temática Aids e Religiões. O objetivo é ver de que forma as religiões contribuem no controle da epidemia e também ver quais são as estratégias e ações que podem ser articuladas conjuntamente.
I Seminário Direitos Humanos e HIV/Aids Santa Maria/RS
Aconteceu no dia 28 de outubro, o I Seminário Direitos Humanos e HIV/Aids, promovido pela Pastoral da Aids da Arquidiocese de Santa Maria. Na mesa de abertura estiveram presentes: Luiz Schinovski (representante do Secretário do Município da Saúde), Pr. Reinoldo Neumann (pela Fraternidade Ecumênica de Igrejas Cristãs), Pe. Celito Moro (representando o arcebispo D. Hélio Rubert e assessor da Pastoral da Aids na Arquidiocese), Fr. Luiz Carlos Lunardi (assessor nacional da Pastoral da Aids, representante da Casa Fonte Colombo) e Ricardo Charão (Secretaria de Saúde do RS/Seção Estadual de Controle das DST's e Aids).
Pesquisadora Sonia Fleury Analisa Sucessos e Fraquezas do SUS
A pesquisadora Sonia Fleury, do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (IUPERJ), escreveu um artigo para o jornal O Estado de S.Paulo, analisando os sucessos e fraquezas do Sistema Único de Saúde (SUS). Para ela, discutir se o problema do SUS é de falta de financiamento ou incapacidade de gestão, é ignorar a irresponsabilidade da União em cumprir seus compromissos com o financiamento do sistema público e universal de saúde, como se isso não tivesse consequências nas gestões subnacionais, reféns dos recursos repassados pelo nível central, das decisões judiciais, das denúncias da mídia e da sua própria incapacidade.
INSS Convida Ativistas Para Expor Aos Peritos Agravos Sociais Causados Pela Aids
Terminou nessa quinta-feira, no Rio de Janeiro, o II Seminário Nacional para Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto do HIV e da Aids. Participaram do evento integrantes de organizações não-governamentais, gestores públicos, sociólogos, antropólogos, profissionais de saúde e juristas. De acordo com o vice-presidente da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do Rio de Janeiro (RNP+), Renato da Matta, a relação dos portadores do HIV e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhou destaque no evento.
Investimento em vacina contra o HIV tem melhor custo-benefício do que circuncisão, dizem economistas
Uma análise da relação custo-benefício em investimentos para a prevenção do HIV na África subsaariana sugere que deveriam ser canalizados mais recursos para a investigação na área de vacinas do que num programa de circuncisão masculina em massa. Essa constatação foi apresentada por economistas internacionais durante encontro realizado nesta semana em Copenhague, na Dinamarca., e divulgada pelo site científico Aids Portugal. A circuncisão pode proteger os homens do HIV em até 60%, mas uma vacina poderia erradicar a doença, disse o pesquisador Bjorn Lomborg. Um programa de circuncisão em massa gastaria com reformas do sistema sanitário, capacitação de profissionais, sensibilização da população e não teria eficácia total, além de que pode causar a falsa impressão de que os circuncidados estão totalmente protegidos”, explicou. Ele citou como intervenções “eficazes e baratas” a prevenção da transmissão vertical do HIV, a promoção da circuncisão em bebês e a segurança da qualidade do sangue usado nos centros de saúde. | ||||
Anvisa suspende venda de medicamento Antiretroviral
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu suspender a comercialização de medicamento utilizado no tratamento da aids fabricado pela Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego). O órgão alegou que o antirretroviral denominado Lamivudina não atende às exigências de qualidade estabelecidas pela Anvisa. A medida foi publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU) como medida cautelar.
Padres Religiosos/as Dinamizam a Pastoral da Aids
A Pastoral da Aids - CNBB é um serviço da Igreja Católica do Brasil que tem como objetivo implementar ações na linha da prevenção das DST/HIV, do acompanhamento das pessoas que vivem com Aids e seus familiares. Hoje ela está organizada em 118 dioceses do Brasil e cada dia se juntam novos agentes. A pastoral, apesar de ser um serviço novo, fundado em 2002, conta hoje com grande apoio de toda a Igreja. Nos Regionais, Dioceses e Paróquias conta com o apoio e incentivo de bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e muitos estudantes de filosofia e teologia. Desta forma se concretiza o acolhimento e a solidariendade valores tão fortes e importantes para a vida cristã. Embora saibamos que as pastorais contam com o profético e corajoso protagonismo leigo, são estes líderes da Igreja que incentivam, fortalecem e encorajam a ação pastoral.
Prevenção Um Desafio Permanente
Nos dias 21 a 23 de outubro aconteceu em Porto Alegre o IX Seminário de Prevenção da Pastoral da Aids CNBB. Este ano os agentes representantes de todos os regionais do Brasil discutiram e aprofundaram o tema da Prevenção como o grande desafio permanente. Embora tenhamos avanços em atendimento, insumos, medicamentos e informação a epidemia continua avançando, os óbitos são realidade diária e as fragilidades no atendimento continuam acontecendo. As lideranças da Pastoral da Aids sairam do Seminário com o compromisso de implementar ações permanentes na linha da prevenção, do acompanhamento e do diagnóstico precoce.
Capacitação de Agentes Leste 1 Rio de Janeiro/RJ
Estiveram presentes na Capacitação de agentes representantes das Dioceses de Nova Friburgo, Petrópolis, Duque de Caxias/São João de Meriti, Nova Iguaçu, arquidioceses de Niterói e Rio de Janeiro. Foi um momento enriquecedor e de formação humana, política e cristã. Foram abordadas temáticas: sobre os aspectos clínicos do HIV/Aids, apresentação da pastoral, Incidência Política e Diagnóstico Precoce. Houve troca de informações e experiências entre os que já estão engajados e desenvolvendo ações da Pastoral e os agentes que estão chegando
Sistema Nacional de Vigilância Divulga Índices da Aids no Maranhão
Desde 1985, ano do primeiro caso de aids notificado no Maranhão, até junho de 2008, foram notificados 4.732 casos no Sistema de Informação de Agravo de Notificação (Sinan). Ao todo foram identificados 1.407 casos não notificados no Sinan, representando sub-registro de 23,0%, e elevando o número total de casos no período para 6.139. Em 2006, a taxa de incidência de aids no estado foi 12,3 casos por 100 mil habitantes, na Região Nordeste, 10,6 e no Brasil, 19,0. A maior taxa de incidência no estado, ao longo da serie histórica, foi observada em 2006 (12,3 casos por 100 mil habitantes). A razão de sexos, em 1994, era 8,8 homens para cada mulher e, atualmente, é 1,5 homem para cada mulher, seguindo a tendência nacional. De 1996 a junho de 2008, foram identificados 132 casos de aids em menores de cinco anos, no Maranhão
Doentes de Aids ganham mais um Serviço no SUS
Novo serviço para pacientes com infecção por HIV submetidos a tratamentos antirretrovirais de longa duração entra em funcionamento no Estado de Pernambuco. A partir da próxima segunda-feira, eles passam a contar com cirurgias reparadoras para retirada de acúmulo de gordura no corpo, preenchimento facial e reconstrução glútea, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No primeiro ano do programa, a Secretaria Estadual de Saúde pretende realizar 240 procedimentos.
Precariedade no Atendimento a Pessoas HIV/Aids no Maranhão
Acontecerá uma audiência pública sobre política estadual de atendimento às pessoas que vivem e convivem com DST/Aids. O evento atende a solicitação da presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama. No mês passado, a parlamentar denunciou na tribuna a precariedade no atendimento a pessoas portadoras de HIV/Aids e também a demora na realização de exames para estes pacientes no Maranhão. De acordo com a deputada, uma das deficiências no atendimento está relacionada à realização de exames, pois tanto no laboratório do município de São Luís, quanto no laboratório do Estado estaria havendo demora para a realização e entrega de resultados de exames, o que implica no tratamento e no risco de morte destes pacientes. “Precisamos da efetividade do plano já foi elaborado de inclusão social para pessoas com HIV/Aids e também dos planos estaduais de enfrentamento da doença e acima de tudo a Rede Diagnósticos do Maranhão para a realização de exames como o CD4 e a genotipagem, vitais para os portadores do vírus HIV/Aids”, disse.
I Encontro Regional Da Pastoral da Aids do Ceará
A Pastoral da Aids da Diocese de Sobral realizou nos dias 30 a 01 de outubro,o I Encontro Regional Da Pastoral da Aids do Ceará, com a presença das Dioceses de Sobral, com representantes das paróquias de Meruoca, Massapé, Groaíras, Patrocínio, Cristo Ressuscitado de Tianguá, de Crato e Arquidiocese de Fortaleza. Na realização do Encontro, Dom Odelir José Magri Bispo Diocesano de Sobral esteve presente apoiando o Evento, que foi de suma importância para a sensibilização para o problema da pandemia de HIV/Aids e para a consolidação do crescimento das ações da pastoral da Aids em Sobral e em todo Ceará. O objetivo do Encontro foi reunir todas as equipes Diocesanas de agentes da Pastoral da Aids do Ceará para fortalecer suas ações e definir propostas de trabalho seguindo o Plano Pastoral 2011 a 2013.
Capacitação de Agentes Pastorais em Natal RN
No fim de semana que passou, houve capacitação de agentes da Pastoral da Aids em Natal. A capacitação faz parte da nova estratégia da Pastoral de capacitar e organizar uma equipe de agentes Pastorais nas capitais que não são sedes dos regionais da CNBB, isso facilitará a articulação com os agentes e a Igreja local bem como com o Programa Estadual e Municipal de Aids
Capacitação de Novos agentes Leste 1 RJ
De 31 de setembro aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a capacitação para novos agentes da Pastoral da Aids – CNBB. Tivemos a presença das Dioceses e Arquidioceses: Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Nova Friburgo, Caxias e Nova Iguaçu, São João de Meriti. Foi um encontro muito enriquecedores e de grande contribuição para nossa formação humana, pastoral, política, cristã. A formação de agentes multiplicadores é a grande estratégia da Pastoral da Aids para a prevenção, a acolhida e acompanhamento e o compromisso social