Arquidiocese de São Salvador promove Campanha da Fraternidade
Igreja de São Salvador da Baía de Todos os Santos realizou, a 26 de fevereiro, um seminário de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2012. Despertar nas comunidades a discussão sobre a realidade da saúde pública foi o objetivo do encontro. Profissionais de saúde, membros da pastoral da saúde, crianças e idosos, da Aids, padres, diáconos, religiosos, alguns deputados e vereadores do estado da Baía, juntando centenas de participantes, representaram as paróquias da arquidiocese no seminário. Este contou com a colaboração de vários peritos na área da saúde. Partindo do texto-base da Campanha da Fraternidade (CF) e usando o método do ver-julgar-agir, os peritos falaram da realidade da saúde no Brasil e os seus desafios, principalmente do sistema único de saúde (SUS), reafirmando a necessidade do seu justo financiamento.
Campanha Contra a Aids 2012
Começa hoje dia 14, na TV aberta a campanha contra a aids no carnaval. O vídeo é apresentado por dois jovens - um homem e uma mulher - que falam sobre a doença e apresentam dados. No vídeo para a rede nacional de TV, o rapaz e a garota falam sobre a incidência da aids, o aumento de 10% de casos da doença entre os jovens gays e o uso regular de preservativos por apenas 43% dos jovens. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a mensagem dá prioridade aos dados epidemiológicos e busca sensibilizar a juventude para o fato de que a aids não tem cura. A ideia, segundo ele, é usar estratégias de comunicação diferentes para a população em geral.
Visita domiciliar
Já é reconhecido o trabalho dos agentes de Pastoral da Aids no acompanhamento aos doentes de Aids e seus familiares. A maioria dos que procuram os serviços da Pastoral são pessoas mais pobres e em situação de grande vulnerabilidade. A Casa Fonte Colombo - Centro de Promoção da Pessoa Soropositivo HIV tem um serviço de visita domiciliar. Prioriza-se as pessoas que tem dificuldades de acesso aos serviços da casa e que padecem por diversas dificuldades de órdem socio econômica. Estas visitas tem se mostrado ao longo dos anos num eficaz meio de ajudar as pessoas nas condições econômicas e sociais bem como no auxilio ao acesso à rede de saúde e adesão ao tratamento.
Deputados analisam isenção total de Imposto de Renda para doentes de Aids
Tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Projeto de Lei 2940/11, do deputado Ronaldo Benedet, que isenta do pagamento do Imposto de Renda pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou mental; e doentes de Aids e tuberculose. O texto também estende a isenção sobre todos os rendimentos para autistas e aposentados por invalidez que necessitam de assistência permanente de terceiros, portadores esclerose múltipla, tumor maligno, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados da doença de Paget (osteíte deformante) e contaminação por radiação. Atualmente, esses casos só têm isenção sobre os rendimentos de aposentadoria ou reforma, conforme a Lei 7.713/88.
5ª Semana Social Brasileira
As semanas sociais são parte da ação evangelizadora da Igreja. A primeira semana social Brasileira foi realizada em 1991. Tinha a finalidade específica de celebrar, no Brasil, os cem anos da "Rerun Novarun". Seu tema central foi o "mundo do trabalho, desafios e perspectivas". Este ano a Igreja do Brasil realizará a 5ª Semana Social focada no tema "Bem Viver. Caminho para nova sociedade com novo Estado". A idéia central é discutir o "Estado que queremos" ou ainda "Estado para quem e para quê?".
Movimentos, redes e organizações preparam Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental
De 20 a 22 de junho, acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. No entanto, o evento não acontece isoladamente. Movimentos e organizações sociais, de trabalhadores e de meio ambiente estão empenhados na construção da ‘Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental’, que acontecerá também no Rio de Janeiro, no Aterro do Flamengo, de 15 a 23 de junho.
Desde o ano passado, a Cúpula dos Povos está sendo preparada com o intuito de se constituir em um "espaço de fortalecimento no processo de ação, de resistência e de construção de alternativas. E, principalmente, ser um espaço de denúncia das falsas soluções e da nova ‘roupagem verde’ que o capitalismo está se colocando”, manifesta o comunicado do Jubileu Sul Brasil.
Pesquisa identifica como proteína protege células contra HIV
Determinadas células do sistema imunológico contam com a SAMHD1, uma proteína que impede que o vírus componha seu DNA e se multiplique. Uma nova pesquisa desenvolvida no Centro Médico NYU Langone, nos Estados Unidos, identificou um mecanismo pelo qual o corpo se defende do vírus HIV. Os autores do estudo descobriram que uma proteína chamada SAMHD1, presente em algumas células do sistema imunológico, impede o HIV de roubar o material genético das células e, assim, de se reproduzir. Os resultados, que foram publicados nesta segunda-feira na revista Nature Immunology, podem ser fundamentais para novas abordagens terapêuticas que buscam retardar a progressão do vírus da Aids.
Secretaria de Saúde e CNBB se unem em prol da saúde pública em Minas
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, participou, nesta terça-feira, do lançamento e preparação da Campanha da Fraternidade 2012, que tem como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. O encontro, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Regional Leste 2, teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a realidade da saúde no país, e, especialmente, em Minas Gerais e no Espírito Santo. Além disso, buscou preparar as lideranças regionais e diocesanas para o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, que será realizado na quarta-feira de cinzas. Para o secretário de saúde, Antônio Jorge, existe uma coincidência de princípios entre o Estado e a CNBB. “Essa campanha traz a politização da saúde. E nos faz compreender que devemos defender o SUS como um patrimônio nosso. Temos um grande desafio pela frente que é a mudança de comportamento, pois situações de doenças coletivas também precisam de atitude cidadã, como é o caso da dengue”, afirma.
Equipe da Pastoral da Aids Nordeste 5 São Luiz/MA
A equipe da Pastoral da Aids do Regional Nordeste 5 reuniu-se em São Luiz do Maranhão para organizar o planejamento das atividades para 2012.
Lançada Logomarca oficial da JMJ Rio 2013
Lançada na noite dessa terça-feira, 7 de fevereiro, a logomarca oficial da próxima Jornada Mundial da Juventude que acontecerá no Rio de Janeiro em julho de 2013. O evento contou com a presença de padres, bispos, leigos e autoridades dos governos. O Governador do Rio, Sérgio Cabral esteve entre os presentes e elogiou a logomarca. Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro, disse sobre o processo de escolha e da importância do evento para o Brasil e, especialmente, para a cidade carioca. A marca escolhida é alegre, colorida e representa as cores do Brasil juntamente com um de seus mais conhecidos símbolos: o Cristo Redentor.
Mais de 40 milhões de pessoas se prostituem hoje no mundo
Relatório mostra a realidade nada glamurosa da exploração sexual. Traçar um panorama completo sobre a exploração sexual comercial no mundo, revelando não apenas os perigos e a complexidade que envolvem esse tema, mas sua ligação essencial com o crime organizado, é o objetivo do primeiro Relatório Mundial sobre a Exploração Sexual, desenvolvido pela Fondation Scelles francesa. O relatório também sugere respostas e ações e alerta para uma certa 'glamurização' do problema: a exploração sexual não teria nada a ver com o 'direito' de dispor livremente do seu corpo, nem com o 'direito' à livre manifestação da sexualidade. "Nas mãos de uma criminalidade perigosa, dominada por uma violência sem precedentes, violência física, sexual, psicológica, social ... a prostituição é um atentado à integridade do ser humano e uma escandalosa exploração de situações de vulnerabilidade".
Aids ajuda a desacelerar economia sul-africana
Não fosse pelo HIV/aids, a África do Sul teria 4,4 milhões a mais de habitantes do que possui atualmente. Esta importante redução demográfica causa uma desaceleração econômica e problemas sociais, afirmam pesquisadores. Dados coletados pelo Instituto Sul-Africano de Relações Raciais (Sairr) mostram que, este ano, em teoria, o país deveria ter 55 milhões de habitantes, mas conta com apenas 50,6 milhões. Sem aids, até 2040 a população do país chegaria a 77,5 milhões de pessoas.
Retiro Agentes Pastoral Aids Leste 1 RJ
Encontrou-se em Niteroi/RJ um grupo de agentes da Pastoral da Aids para aprofundamento e fortalecimento da espiritualidade em vista do engajamento pastoral na temática da Aids.