No dia 11 de março aconteceu no Salão da Capela de Santa Teresinha a sensibilização da Pastoral da Aids para novos agentes do Rio Grande do Norte. a capacitação aconteceu em Ceará Mirim/RN. esta formação tem como objetivo principal, previsto no Plano Pastoral 2012 a 2014 fortalecer as equipes da Pastoral da Aids.
X Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids
Vai acontecer em São Paulo nos dias 28 a 31 de agosto de 2012 o X CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST E AIDS, I I CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS, VI FÓRUM LATINO AMERICANO E DO CARIBE EM HIV AIDS E DST e o V FÓRUM COMUNITÁRIO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE EM HIV/ AIDS E DST. O ano de 2012 assinala uma nova etapa no histórico dos congressos brasileiros de prevenção das DST/aids. Após incorporar, em 2010, as hepatites virais na forma de um congresso paralelo e específico sobre o tema, o congresso se engrandece com fóruns específicos para debater as questões em DST/aids da América Latina e do Caribe e as ações promovidas no âmbito comunitário. A realização desses quatro eventos constitui desafio e ao mesmo tempo oportunidade de diálogo entre tantos atores envolvidos na prevenção das DST/aids e hepatites virais. A oportunidade maior está dada pela possibilidade de fortalecimento regional, dialogando perspectivas e prioridades de ação que fazem pensar a prevenção das DST/aids e das hepatites virais em todo o continente latino-americano. O desafio posto é o equilíbrio entre tão diferentes cenários e tantos atores sociais: organizações não governamentais e organizações governamentais; instituições de ação local, nacional e continental; conhecimento prático e conhecimento técnico-científico; pesquisadores e militantes da sociedade civil; serviços, programas, redes, lugares e contextos culturais e políticos diversos.
Registros de Casos de Aids na Bahia/BA
Camacan está entre os municípios baianos que registraram os primeiros casos de Aids neste ano. Em todo o estado foram 127 notificações entre primeiro de janeiro e o início desta semana. Dois novos casos foram registrados em Camacan. Com 88, Salvador tem a maior quantidade de ocorrências. A segunda colocação é ocupada por Camaçari, que tem 11 notificações de casos de Aids neste ano. No extremo sul do estado são seis ocorrências, sendo duas em cada um dos seguintes municípios: Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. No ano passado foram registrados 1.681 novos casos na Bahia. Na região foram notificados 40 novos casos em Itabuna, Ilhéus, Camacan, Una, Itororó Ubatã e Ibicuí. Desse total, foram 19 casos em Ilhéus e 12 em Itabuna. Ainda no ano passado, pelo menos 11 pessoas que contrariam o vírus da Aids morreram em Ilhéus, Itabuna e Una. Somente em Ilhéus morreram sete pessoas com a doença. Em todo o estado foram 189 mortes.
Cientistas Cubanos apresentam pesquisa sobre vacina contra a Aids
Um grupo de cientistas cubanos está desenvolvendo uma pesquisa sobre uma vacina contra o HIV, o vírus causador da Aids, conforme foi anunciado hoje no Congresso Internacional sobre Biotecnologia Médica em Havana. Segundo o doutor em Ciências Enrique Iglesias Pérez afirmou ao jornal cubano Juventud Rebelde, a vacina Teravac-HIV-1 "já recebeu a aprovação das autoridades regulatórias cubanas para iniciar o ensaio clínico fase 1, que inclui um número reduzido de soropositivos". Iglesias Pérez lidera o grupo de pesquisadores que, segundo ele, buscam "um novo candidato multi-antigênico para o HIV tipo 1, que compreende uma proteína recombinante com partículas semelhantes ao vírus, obtida por engenharia genética, que usa esta mescla como potenciadora da resposta imune".
trabalhos para congressos de DST, aids e hepatites virais
Prorrogado o prazo para trabalhos no IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário foi estendida até o dia 9 de março. O serviço, que está disponível no site www.aids.gov.br/congressoprev2012, é uma oportunidade de aprimoramento do resumo. Os trabalhos também podem ser submetidos em espanhol. A tutoria é um processo completamente independente da avaliação dos trabalhos e não garante a aprovação posterior do trabalho para o congresso.No dia 12 de março será aberto o prazo para inscrição de trabalhos, por meio do formulário de cadastro específico na internet. Os eventos serão realizados de 28 a 31 de agosto de 2012, em São Paulo (SP), com o tema “Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção”. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo e-mail congressoprev2012@aids.gov.br
Os doentes crônicos de hepatites B ou C serão beneficiados
Os doentes crônicos de hepatites B ou C poderão passar a ser beneficiados com os mesmos benefícios garantidos aos portadores de Aids e de outras doenças graves. Projeto de lei com esse objetivo, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), foi aprovado nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Agora, a matéria será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis, seguindo para a Câmara dos Deputados se aprovada.
Ambulatório para tratar alterações ósseas em Pacientes HIV
A cidade de São Paulo acaba de ganhar um serviço ambulatorial especializado em tratamento de alterações ósseas em pacientes infectados pelo vírus HIV. O atendimento já está disponível no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids. Segundo a infectologista Gisele Gosuen, responsável pelo ambulatório, estima-se que 15% dos soropositivos apresentam perda de resistência óssea (osteoporose) e 52% desenvolvem diminuição da densidade mineral óssea (osteopenia). Além disso, em virtude de um processo de desmineralização por deficiência de vitamina D, observa-se também entre os pacientes a incidência de casos de perda de consistência óssea (osteomalácia).