Capacitação de Agentes em Ceará Mirim/RN

No dia 11 de março aconteceu no Salão da Capela de Santa Teresinha a sensibilização da Pastoral da Aids para novos agentes do Rio Grande do Norte. a capacitação aconteceu em Ceará Mirim/RN. esta formação tem como objetivo principal, previsto no Plano Pastoral 2012 a 2014 fortalecer as equipes da Pastoral da Aids.
Share:

X Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids

Vai acontecer em São Paulo nos dias 28 a 31 de agosto de 2012  o X CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS DST E AIDS, I I CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS, VI FÓRUM LATINO AMERICANO E DO CARIBE EM HIV AIDS E DST e o V FÓRUM COMUNITÁRIO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE EM HIV/ AIDS E DST. O ano de 2012 assinala uma nova etapa no histórico dos congressos brasileiros de prevenção das DST/aids. Após incorporar, em 2010, as hepatites virais na forma de um congresso paralelo e específico sobre o tema, o congresso se engrandece com fóruns específicos para debater as questões em DST/aids da América Latina e do Caribe e as ações promovidas no âmbito comunitário. A realização desses quatro eventos constitui desafio e ao mesmo tempo oportunidade de diálogo entre tantos atores envolvidos na prevenção das DST/aids e hepatites virais. A oportunidade maior está dada pela possibilidade de fortalecimento regional, dialogando perspectivas e prioridades de ação que fazem pensar a prevenção das DST/aids e das hepatites virais em todo o continente latino-americano. O desafio posto é o equilíbrio entre tão diferentes cenários e tantos atores sociais: organizações não governamentais e organizações governamentais; instituições de ação local, nacional e continental; conhecimento prático e conhecimento técnico-científico; pesquisadores e militantes da sociedade civil; serviços, programas, redes, lugares e contextos culturais e políticos diversos.
Share:

Registros de Casos de Aids na Bahia/BA

Camacan está entre os municípios baianos que registraram os primeiros casos de Aids neste ano. Em todo o estado foram 127 notificações entre primeiro de janeiro e o início desta semana. Dois novos casos foram registrados em Camacan. Com 88, Salvador tem a maior quantidade de ocorrências. A segunda colocação é ocupada por Camaçari, que tem 11 notificações de casos de Aids neste ano. No extremo sul do estado são seis ocorrências, sendo duas em cada um dos seguintes municípios: Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. No ano passado foram registrados 1.681 novos casos na Bahia. Na região foram notificados 40 novos casos em Itabuna, Ilhéus, Camacan, Una, Itororó Ubatã e Ibicuí. Desse total, foram 19 casos em Ilhéus e 12 em Itabuna. Ainda no ano passado, pelo menos 11 pessoas que contrariam o vírus da Aids morreram em Ilhéus, Itabuna e Una. Somente em Ilhéus morreram sete pessoas com a doença. Em todo o estado foram 189 mortes.
Share:

Cientistas Cubanos apresentam pesquisa sobre vacina contra a Aids

Um grupo de cientistas cubanos está desenvolvendo uma pesquisa sobre uma vacina contra o HIV, o vírus causador da Aids, conforme foi anunciado hoje no Congresso Internacional sobre Biotecnologia Médica em Havana. Segundo o doutor em Ciências Enrique Iglesias Pérez afirmou ao jornal cubano Juventud Rebelde, a vacina Teravac-HIV-1 "já recebeu a aprovação das autoridades regulatórias cubanas para iniciar o ensaio clínico fase 1, que inclui um número reduzido de soropositivos". Iglesias Pérez lidera o grupo de pesquisadores que, segundo ele, buscam "um novo candidato multi-antigênico para o HIV tipo 1, que compreende uma proteína recombinante com partículas semelhantes ao vírus, obtida por engenharia genética, que usa esta mescla como potenciadora da resposta imune".
Share:

trabalhos para congressos de DST, aids e hepatites virais

Prorrogado o prazo para trabalhos no IX Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids, o II Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, o VI Fórum Latino-americano e do Caribe em HIV/Aids e DST e o V Fórum Comunitário foi estendida até o dia 9 de março. O serviço, que está disponível no site www.aids.gov.br/congressoprev2012, é uma oportunidade de aprimoramento do resumo. Os trabalhos também podem ser submetidos em espanhol. A tutoria é um processo completamente independente da avaliação dos trabalhos e não garante a aprovação posterior do trabalho para o congresso.No dia 12 de março será aberto o prazo para inscrição de trabalhos, por meio do formulário de cadastro específico na internet. Os eventos serão realizados de 28 a 31 de agosto de 2012, em São Paulo (SP), com o tema “Sistema de saúde, redes comunitárias e o desafio de fazer prevenção”. Mais informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo e-mail congressoprev2012@aids.gov.br
Share:

Os doentes crônicos de hepatites B ou C serão beneficiados

Os doentes crônicos de hepatites B ou C poderão passar a ser beneficiados com os mesmos benefícios garantidos aos portadores de Aids e de outras doenças graves. Projeto de lei com esse objetivo, de autoria do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), foi aprovado nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Agora, a matéria será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativaDecisão terminativa é aquela tomada por uma comissão, com valor de uma decisão do Senado. Quando tramita terminativamente, o projeto não vai a Plenário: dependendo do tipo de matéria e do resultado da votação, ele é enviado diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado. Ele somente será votado pelo Plenário do Senado se recurso com esse objetivo, assinado por pelo menos nove senadores, for apresentado à Mesa. Após a votação do parecer da comissão, o prazo para a interposição de recurso para a apreciação da matéria no Plenário do Senado é de cinco dias úteis, seguindo para a Câmara dos Deputados se aprovada.
Share:

Ambulatório para tratar alterações ósseas em Pacientes HIV

A cidade de São Paulo acaba de ganhar um serviço ambulatorial especializado em tratamento de alterações ósseas em pacientes infectados pelo vírus HIV. O atendimento já está disponível no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids. Segundo a infectologista Gisele Gosuen, responsável pelo ambulatório, estima-se que 15% dos soropositivos apresentam perda de resistência óssea (osteoporose) e 52% desenvolvem diminuição da densidade mineral óssea (osteopenia). Além disso, em virtude de um processo de desmineralização por deficiência de vitamina D, observa-se também entre os pacientes a incidência de casos de perda de consistência óssea (osteomalácia).
Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support