Nesta terça-feira, dia 26/06, um grande passo foi dado para o aperfeiçoamento do controle social e efetivação da cidadania. Foi criada e fundada a articulação social em HIV/Aids do Município da Serra/ES - ASA-Serra - com finalidade de agregar esforços na luta contra o HIV/Aids e direitos humanos das PVHA do Município. Todas as ONGs. Movimentos e REDES que trabalham nesta temática dentro do Município agora estão juntas somando esforços e lutando por um único edeal.
Vaticano pede maior cuidado com as mães soropositivas
O secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, discursou nesta sexta-feira, 22, na abertura da 8ª Conferência Internacional sobre a Aids, realizada no Instituto San Gallicano, em Roma . Em seu discurso, o secretário de Estado afirmou que a mortalidade materna na África está, em grande percentual, ligada à Aids. Para ele, não é possível tolerar a morte de tantas mães e pensar que milhares de crianças formarão uma geração perdida. “A Igreja, presente nos países onde se manifesta tal pandemia, está muito preocupada com este verdadeiro drama do nosso tempo. É um drama que estraga tantas vidas humanas, debilita toda a sociedade e queima o futuro. É preciso fazer mais! Quanto mais infecções prosseguirem entre as mulheres, que são o pilar das famílias e das comunidades, maior será o risco de um colapso social de muitos países. A doença das mulheres, das crianças, dos homens torna-se doença de toda a sociedade”, salientou.
Pesquisadores Italianos Criam Novo Coquetel Contra Aids
Uma equipe de pesquisadores italianos do ISS (Instituto Superior de Saúde) concluiu um tratamento novo baseado em um coquetel de drogas que "educa" o sistema imunológico a controlar o vírus da Aids na ausência de uma terapia farmacológica. Testes em macacos deram resultados excelentes e o início das experimentações em seres humanos só depende de financiamentos. O alcance do estudo italiano, publicado hoje, é notável: na prática, abre a possibilidade para que os portadores do vírus HIV interrompam definitivamente o tratamento farmacológico. Liderados por Andrea Savarino, os cientistas desenvolveram um coquetel específico de medicamentos que, administrados por um período limitado de tempo, foi capaz de induzir o organismo animal ao autocontrole da infecção. Nós administramos o coquetel nos macacos durante seis meses antes de suspender o tratamento. Há nove meses, os primatas, que já não recebem remédios, estão sob observação e respondendo bem. É um dado positivo, posto que meses de vida em macacos correspondem a muitos anos em humanos.
Declaração de Oslo sobre a Criminalização do HIV
Preparada por membros da sociedade civil internacional em Oslo, Noruega, em 13 de fevereiro de 2012
1. Um corpo crescente de evidências sugere que a criminalização da não
revelação da infecção pelo HIV, da exposição potencial ao HIV e da transmissão não intencional do HIV está trazendo mais danos do que benefícios em termos de seu impacto na saúde pública e direitos humanos.
Recomendações para a prática de atividades físicas para pessoas vivendo com HIV e aids
Mulheres se unem para combater estigma da Aids
Um grupo de 19 mulheres do Rio Grande do
Sul, de Santa Catarina e do Paraná, portadoras do vírus HIV, iniciaram ontem na
Capital a 6ª Oficina do Projeto Saber para Reagir em Língua Portuguesa. A
proposta do encontro, que vai até sexta-feira, é fortalecer o ativismo e o
controle social das políticas públicas, para combater as desigualdades e
ampliar o acesso de mulheres com Aids a serviços de prevenção, tratamento e
apoio em países onde a língua oficial é o português. A importância de reunir
mulheres que vivem na região Sul do País é explicada pela alta incidência da
doença nos três estados. De acordo com dados divulgados no ano passado pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul é o estado com o maior índice de casos de Aids no Brasil, enquanto Porto Alegre é a capital com a pior estatística. O Estado lidera o ranking de incidência do vírus por 100 mil habitantes, com 27,7 casos. A Capital apresenta 99,8 casos a cada 100 mil pessoas
Pastoral da Aids da Diocese de Crato/CE
A Pastoral da Aids esteve representada no Encontro do
Conselho Nacional dos Leigos do Brasil CNLB nos dias 01 a 03 de junho na
Diocese de Iguatu, promovido pela CNBB- Regional Nordeste I e coordenado por
Dom João Costa Bispos de Iguatu e Presidente da Comissão para o Laicato esteve
presente o Coordenador Diocesano Ronildo Oliveira e o Coordenador da Pastoral
da Cidade de Barro Adriano Teodoro, um dos momentos fortes foi a presença de Dom Mauro Bispo Emérito de Iguatu que falou sobre a importância do
protagonismo dos leigos no Concílio Vaticano II, houve também momento de
apresentação dos movimentos eclesiais , novas comunidades, CEBS e
pastorais, houve um momento de celebração da Virgília conduzida por Ronildo
Oliveira com a participação onde mostrou a importância e a preocupação da
Igreja e depois rezada a oração pela vida.