Tefé celebra Vigília


A Vigília pelos mortos de aids foi celebrada nas paróquias da prelazia de Tefé, no Amazonas. Recebemos e partilhamos o relato emocionado da Ir. Liani Postai, missionária gaúcha naquelas terras e rios. Ela nos informa que o que aconteceu em Tefé, sede da prelazia, no movimento que envolveu as cinco paróquias.

“Foi Lindo”, resume Ir. Liani. “Desde a sexta-feira já fizemos um programa radiofônico com a duração de uma hora na Rádio Educação Rural de Tefé/AM, pertencente a Prelazia, onde o novo Coordenador Frei Paulo, OFMConv e eu, pela Coordenação de Pastoral e sobretudo, pela paixão pela Pastoral da Aids, fomos entrevistados e partilhamos com o povo de toda a Amazônia a realidade da Aids e a Vigília.

No sábado, fizemos um encontro com as pessoas soropositivas (é um grupo anônimo que se reúne uma vez ao mês para reflexão, partilha, terapia grupal, oração e ao final do encontro recebem um rancho fornecido pela Cáritas da Prelazia, sustentada por Projetos e auxiliada pelas Congregações Religiosas e Paróquias). Com esse grupo, que são em torno de 50 pessoas, eu me encontro e assessoro com conteúdos, sobretudo no campo da Mística, do sentido da vida, da espiritualidade. Desses não temos registro fotográfico, por questões éticas.

Voltando à Vigília, no domingo à tardinha, às 18hs, fizemos a caminhada silenciosa pelas ruas de Tefé, com participação especial da equipe de Coordenação, famílias de pessoas soropositivas e eles próprios, famílias que já perderam seus entes-queridos... Seguimos rumo ao centro, na Catedral, encerrando com a missa, novamente irradiada e muito ouvida pelo povo do interior que tem como único Meio de Comunicação o rádio. Quem presidiu foi o Vigário geral, Pe. Valdemar, um missionário de São Paulo. Dom Sérgio lamentou não poder estar, mas, celebrou nesta intenção em outra Igreja.

Share:

Vigília em Bagé


A Paróquia São Pedro, em Bagé, somando-se as demais celebrações da Vigília realizou nos dias 19 e 20 de maio duas celebrações. Dia 19, às 18h e no domingo, às 9h. Com grande participação da comunidade foram abordados os temas da problemática da Aids, prevenção e a importância da participação da comunidade nas Pastorais da Aids e da Saúde. Na ocasião, foi distribuído material fornecido pela Pastoral.

Share:

Para quem tem Aids, saúde e dignidade!


Celebrada em duas paróquias de Ponta Grossa/PR a 29ª vigília pelos Mortos de AIDS fez memória de irmãos e irmãs que partiram, além de manifestar solidariedade com seus familiares e orar com quem vive com HIV. Os Agentes de Pastoral da Aids se uniram à comunidade e celebraram na igreja Imaculada Conceição de Maria, às 10hs deste domingo e na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a celebração realizou-se às 18:30.

Os símbolos da pastoral, material informativo e estatísticas de casos de infecção pelo HIV/Aids de nossa cidade foram apresentados aos participantes das celebrações. Também escrevemos nomes de nossos amigos e parentes mortos de AIDS e fixamo-los numa colcha de retalho. A celebração ajudou os fiéis a se conscientizarem dos problemas que a doença traz para a comunidade.

A vigília pelos mortos de Aids é um momento de chamar a atenção da comunidade para o problema da AIDS, mostrar a realidade e indicar caminhos de vida e um mundo mais humano. Os Agentes de Pastoral da Aids de Ponta Grossa, fizeram também panfletagem na quinta e sexta-feira que antecederam a Vigília, além de incentivar pessoas para realizar o teste anti-HIV. Os agentes abordaram 4.000 pessoas que passaram pelo terminal central de ônibus VCG (Viação Campos Gerais). Para esta ação, “tivermos a colaboração da secretaria nacional da Pastoral que forneceu o material informativo; do SAE local, que ofereceu adesivos com endereço do local de teste da aids e da Rádio do Terminal que divulgou as vinhetas da campanha, enquanto a panfletagem acontecia”, relata a coordenadora local da Pastoral, Lindamir Pendrak.

Share:

CURTA E COMPARTILHE

História da Pastoral

">">">

Seguidores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Theme Support